PUBLICIDADE

Reality Shows

Tina traduz mensagem emocionante de Tadeu no "BBB 23"

8 fev 2023 - 13h13
(atualizado às 16h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Globo / Pipoca Moderna

Tina Calamba recebeu uma mensagem em angolano de Tadeu Schmidt após ser eliminada do "BBB 23". A frase emocionou a sister que, na madrugada desta quarta (8/2), traduziu o dialeto.

Assim que a sister angolana deixou a casa e se encontrou com o apresentador, Tadeu lhe surpreendeu com os dizeres. "Tina, eu procurei as palavras certas para me despedir de você, com muito carinho e encontrei essas daqui: 'Ove okomohisã. Ndapandula'."

No "Bate-Papo BBB", a apresentadora Vivian Amorim questionou o que o jornalista havia dito em seu discurso. "Traduz para a gente, porque a gente quer saber o que ele te falou", pediu.

"Ele falou que eu era muito especial e ele me cumprimentou também, eu tinha cumprimentado ele, né? No momento da minha indicação ao paredão", lembrou Tina, ainda emocionada.

Mais tarde, em outra entrevista, ela explicou melhor o contexto de sua emoção. "Em época de colônias, a gente foi obrigado a não falar o nosso próprio idioma e a buscar outras formas de comunicação. E muito foi perdido, tanto em guerras civis quanto na época em que Portugal passou por alguns países africanos", disse ela.

"Eu não tive o meu pai presente na minha criação e a minha mãe era uma pessoa que trabalhava muito, por isso eu passei muito tempo com a minha avó, enquanto ela era viva, e ela pode passar o dialeto para mim", explicou, dizendo que não é comum que jovens falem a língua. "Muita gente que é da minha geração não teve essa chance, várias pessoas não falam. Então, acho uma coisa muito bonita e delicada. Tive a chance de aprender e a chance ensinar para as minhas filhas, de poder mostrar para as pessoas que, além do Português, a gente tem oito, nove idiomas dentro de Angola, o que é uma coisa muito rica de preservação e cultura", defendeu ela.

A sister então rasgou elogios para a sensibilidade que Tadeu Schmidt demonstrou naquele momento. "Quando Tadeu falou e eu o cumprimentei também no meu dialeto foi uma forma de honrar a minha família. E eu estava à frente de uma identidade: Tadeu é minha referência do Jornalismo. Então, eu cumprimentei-o como identidade, me apresentei ao Brasil em um outro idioma, e é isso que eu quero passar. Me senti muito grata por, em pouco tempo, ele ter conseguido falar essas palavras. Mexeu muito comigo porque é um dialeto muito difícil, mas traz um sentimento muito grande quando alguém aprende e você consegue se conectar. Isso é mágico. Naquelas palavras, ele falou que eu era muito especial e me agradeceu. 'Muito obrigada pela jornada, muito obrigada por ter te conhecido, muito obrigada por ter sido uma sister'. É uma palavra pequena, mas com significados muito profundos, por isso eu me emocionei. Nunca vou esquecer!", declarou ela.

Tina Calamba deixou o confinamento com 54,12% dos votos. Ela enfrentou o paredão com Cezar Black e Gabriel Santana.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade