Record demite repórter popular que fez avaliação polêmica de Bacci em podcast
Sucesso por seu carisma, Naiara Oliveira disse ter vivido uma experiência ruim quando foi promovida à equipe do ‘Cidade Alerta’ em SP
“Tudo vai ficar bem”, reagiu Naiara Oliveira após ser demitida da Record na noite de sexta-feira (7). Baseada em Salvador, ela se tornou uma das repórteres mais populares da emissora, onde trabalhava desde setembro de 2021.
A ordem para dispensá-la partiu da chefia de jornalismo de São Paulo. Não foi apresentada nenhuma crítica a seu trabalho ou comportamento. A imprensa baiana passou a destacar como possível causa uma avaliação controversa de Naiara sobre o apresentador Luiz Bacci.
Há seis meses, no podcast ‘PodMaix’, de Mateus Borges, a repórter foi questionada se o âncora do ‘Cidade Alerta’ era “PodMaix ou PodMenos”, ou seja, uma pessoa positiva que se quer por perto ou negativa a ser mantida a distância.
“PodMenos”, respondeu Naiara. “Não é no sentido que é longe da minha vida, não é isso. É uma pessoa que tem uma realidade muito diferente da minha. Está numa condição muito diferente.”
A repórter quis detalhar a justificativa. “Lá, fazendo o trabalho dele, caminhando devagarinho, e eu cá. Não entra no PodMaix, também não no PodMenos. Mas se eu só tenho Maix ou Menos, é menos.”
Surpreso, o apresentador do podcast teve de beber água. “Nada contra (o Bacci), não é para ser verdadeira?”, brincou Naiara. “A gente precisa ser sincera com a gente mesma.” Ela disse que não havia “afinidade, conexão” com o âncora de maior audiência da Record.
A relação entre Naiara Oliveira e Luiz Bacci virou notícia em agosto de 2022, quando o apresentador a convidou ao vivo para fazer parte da equipe de seu telejornal em São Paulo. O sonho da repórter durou apenas 4 meses. Ela pediu para voltar à Bahia.
Alegou desgaste emocional com a cobertura diária de crimes na capital paulista e lamentou não conseguir “dar sua assinatura” nas matérias que produzia. “Lá, eu só estava em contato com as pautas policiais, começou a me adoecer. A cabeça começou a dar uma surtada. O corpo, a reagir. Entendi que era necessário compreender e respeitar meus limites”, explicou no ‘PodMaix’. “Percebi que não era pra mim.”
Em uma conversa no camarim de Luiz Bacci, a jornalista conhecida pelo riso fácil comunicou a decisão de voltar à Record Bahia. “Ele lamentou. Não teve nenhum ‘B.O.’ com Bacci, nenhuma briga, nenhuma situação de saia-justa.”
Nascida em Muritiba, no interior baiano, Naiara Oliveira mudou-se para Salvador após concluir o ensino médio. Cursou 2 anos de Publicidade e Propaganda. O desejo de trabalhar diretamente com pessoas a fez buscar o curso de Jornalismo. Conseguiu bolsa 100% na prova do Enem. Graduou-se em 2015.
Sem conseguir emprego na área, virou atendente de telemarketing para pagar as contas. Ela enviava currículos insistentemente a quatro canais de TV de Salvador. No dia em que recebeu uma ligação da Record para uma entrevista de emprego, o teto de sua casa desabou. Perdeu o pouco que havia conquistado.
Mesmo sem experiência no vídeo, Naiara convenceu o recrutador de que merecia uma chance na emissora. Em pouco tempo, a jornalista imprimiu seu estilo na reportagem, conquistou espaço próprio e se tornou símbolo da alegria do povo baiano na TV.