Relembre as teorias mais populares sobre 'Lost'
- Ravi Santana
ALERTA SPOILERS: ESSE TEXTO PODE REVELAR FATOS IMPORTANTES DA TRAMA.
Desde que surgiu, em setembro de 2004, o seriado Lost instigou a imaginação de seus espectadores. A cada episódio, com misteriosas questões sobre o que estaria acontecendo naquela estranha ilha, surgiam teorias dos fãs que tentavam explicar a série. No decorrer do enredo, algumas delas se mostravam infundadas, outras acabavam ganhando mais sentido. Confira alguma das mais populares:
Era tudo fruto da imaginação de alguém:
A mais simplista e uma das primeiras teorias surgidas para entender Lost dizia que, no fundo, nada daquilo seria real. Toda a trama seria apenas um sonho de algum passageiro de imaginação fértil. Os seguidores dessa explicação tinham a certeza de que o final seria com o pouso do avião e o sonhador personagem acordando.
A versão ganhou força com o episódio Dave, quase no fim da segunda temporada, em que Hugo revela ter um amigo imaginário e problemas psicológicos. No entanto, a trama ganhou tanta complexidade que logo ela deixou de fazer sentido.
Universo Paralelo:
Ainda no começo do programa também desenvolveram a explicação de que o avião haveria rompido algum portal dimensional, os transportando a um universo paralelo. Assim, seria fácil explicar enigmas como o Lostzilla ou o urso polar, ou mesmo a regeneração de personagens como Locke e Rose.
Foi apenas no início da quinta temporada que a teoria passou a perder sentido. Com os Oceanic 6 fora da ilha, ficou claro que eles ainda estavam na mesma dimensão. Apesar disso, ela não se mostrou tão sem sentido quando na sexta temporada, após a explosão de uma bomba, eles passaram realmente a viver em uma realidade paralela em que a ilha não existia.
Luta entre deuses egípcios:
Na quinta temporada, a série e as teorias assumiram aspectos mitológicos. Com a presença dos templos, a grande estátua da deusa Tawaret, e os misteriosos Jacob e seu irmão/inimigo sem nome, começou-se a cogitar que estes seriam os egípcios Hórus, o deus dos céus e rei dos vivos, e Seth, deus da violência e da guerra.
Em vez de Seth, uma corrente cogitou que o homem de preto fosse Anúbis, deus dos mortos, o que explicaria sua capacidade de assumir a forma dos que perderam a vida. Apesar de não explicar a maioria dos mistérios da ilha, muitos fãs ainda acreditam que os deuses foram mesmo fonte de inspiração para os personagens. Sem comprovação, esta visão ao menos anteviu que a série se trata de uma discussão entre bem e mal, vida e morte.
Todos estão mortos:
Polêmica, a teoria de que todos morreram no acidente e que a ilha seria apenas um purgatório, foi a primeira a aparecer e também a primeira a perder força, já que os produtores fizeram questão de refutá-la. Mesmo assim, durante toda a série muitos ainda defendiam a hipótese de que os personagens estavam apenas expurgando seus pecados antes de atingir o paraíso.
Com muitos fãs a temendo, a suspeita voltou a aparecer no meio da sexta temporada, quando um dos mais misteriosos personagens, Richard, afirmou ter a certeza de que eles estavam mortos. Com o fim da série nesse domingo (23), a versão se mostrou não estar tão infundada.
Matthew Fox, o Jack, afirmou na ABC após a exibição da final, no programa de Jimmy Kimmel, que cada um interpreta a série de acordo com suas crenças. Mesmo sem receber respostas fechadas, muitos ainda crêem na teoria do purgatório, outros a refutam enfaticamente. Com o fim de Lost, a única coisa que ficou clara é que ainda surgirão muitas teorias sobre a série.
O Terra exibe nesta terça-feira (25), logo após a TV fechada, o último episódio de Lost. O capítulo final da série ficará disponível por sete dias, on demand, no Terra TV. A previsão é que mais de um milhão de expectadores assistam ao episódio durante o período. O Terra é o único portal no país que disponibiliza, gratuitamente, todas as temporadas completas de Lost.