Repórter que derrotou a Globo na Justiça teve grandes decepções na emissora
Veruska Donato voltou para a cidade natal, passou a trabalhar na concorrência e fez críticas ao ambiente no jornalismo global
Nesta quarta-feira (3), a imprensa destacou a condenação da TV Globo a indenizar a repórter Veruska Donato por alegada discriminação estética e de idade.
A jornalista entrou no canal como estagiária no ano 2000, depois passou para a reportagem, foi apresentadora eventual e permaneceu na empresa até o fim de 2021.
Segundo a denúncia, Veruska ficou sob pressão de chefes para amenizar o ganho de peso e os sinais de envelhecimento, além de receber determinações sobre o figurino para rejuvenescer a imagem.
Em sua fase final na emissora, ela sofreu da Síndrome de Burnout, caracterizada por extrema estafa física e mental no ambiente de trabalho. Uma colega, Izabela Camargo, foi demitida após o mesmo diagnóstico, e também venceu a Globo na Justiça.
Veruska Donato era uma das melhores repórteres do canal em São Paulo. Aliava competência e carisma no vídeo. Nos bastidores, acumulou decepções por não conseguir o reconhecimento esperado.
Entre 2012 e 2016, comandou o quadro ‘Sala de Emprego’ no ‘Jornal Hoje’. O segmento ao vivo no estúdio do telejornal rendia aumento de audiência e repercussão nas redes sociais, porém, acabou tirado do ar.
A jornalista ofereceu outras ideias para a chefia de jornalismo, mas não conseguiu novo espaço, tampouco a chance de se tornar apresentadora titular.
Em junho de 2023, ela destacou no Instagram uma declaração de Flávia Jannuzzi, repórter demitida pela Globo após 25 anos. “Quem não está na panela é frito.”
Veruska protestou quando a Globo demitiu dezenas de jornalistas no ano passado. “Nada justifica uma empresa que fecha as contas no azul demitir sem escrúpulos, me desculpem os liberais. É pra ter mais dinheiro? Uma concessão pública deveria ter mais consideração. Já vi altos executivos da Globo dizerem que se a empresa fecha as portas milhares vão para as ruas, que ela é necessária, e nós? Não somos?”, postou.
Na mensagem de despedida, quando comunicou sua saída do canal, a veterana fez um desabafo. “Adeus! Sou um misto de ansiedade, saudade, alegria e tristeza. Nos últimos anos ouvi amigos queridos aconselharem a “relaxar”, “deixar pra lá”, “as coisas agora são assim”, “um dia você acostuma ou adoece”. Eu adoeci.”
Após deixar a Globo, a jornalista voltou para a cidade natal, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Foi contratada pela TVMS, afiliada da Record. Mesmo fora da emissora líder de audiência, a imagem dela segurando um microfone do canal apareceu em anúncios fraudulentos na internet.