Roberto Carlos faz hoje seu 50º especial sem ter futuro definido na Globo
Novos tempos na emissora dificultam um acordo para renovar o contrato
Gravado em 27 de novembro no Allianz Parque, o especial ‘RC 50’ vai ao ar esta noite após ‘Mania de Você’. Nos últimos dias, a Globo exibiu chamadas comemorativas da parceria de 5 décadas com Roberto Carlos.
No ano passado, o programa teve média de 19 pontos, índice satisfatório impulsionado pela reta final de ‘Terra e Paixão’, que marcou 27 pontos naquela noite. A situação atual é outra: ‘Mania de Você’ deve entregar o horário ao especial com no máximo 21 pontos.
O contrato do cantor com a emissora acaba em março. Uma conversa definitiva sobre a renovação ficou para o início de 2025. As duas partes têm interesse em novo acordo, porém, sem empolgação.
Abrir mão da exclusividade de Roberto Carlos faria a Globo economizar entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões por ano, entre salário do artista e custos operacionais de sua atração anual.
O especial do ‘rei’ da música romântica dá mais status do que lucro. Até pouco tempo, seria impensável imaginar a emissora líder no Ibope não manter esta tradição na programação de fim de ano. Mas a política de redução de despesas se impôs sobre tudo e todos.
Um executivo da Globo ouvido pela coluna disse que Roberto Carlos se tornaria mais interessante à emissora caso acenasse com maior disponibilidade para participar de programas da casa ao longo do ano e fizesse algo no Globoplay (um programa ou outro especial), a fim de ajudar a popularizar a plataforma de streaming.
Por enquanto, só dúvidas e especulações.