Salto de audiência do debate presidencial faz Band ultrapassar a Globo
Primeiro confronto de ideias entre os presidenciáveis na TV atrai público relevante
Ao longo do domingo (28), a Band não passou de 3 pontos no ranking de audiência na Grande São Paulo, principal área de aferição de público da Kantar Ibope.
O quadro mudou minutos antes do início do debate presidencial, o 1º desta campanha.
Cinco minutos antes do início, o canal já marcava 5.5 pontos. Quando entrou no ar, às 21h, tinha 9 e assumia o 3º lugar, atrás de Record e Globo.
Com apenas 6 minutos, o debate ultrapassou a emissora do bispo Macedo ao atingir 10.5 pontos.
Na chegada à primeira meia-hora do encontro de candidatos, a Band estava com 13 pontos. A Globo, 15.5, com o ‘Fantástico’.
Menos afetados pelo debate, o SBT marcava 8.6 com o ‘Programa Silvio Santos’ e a Record, 7 pontos com o ‘Domingo Espetacular’.
Os ânimos à flor da pele no segundo bloco, com alguns presidenciáveis exaltados, repercutiram no Ibope. Com 14 pontos, a Band ficou empatada com a Globo.
Às 22h15, o debate superou o ‘Fantástico’ em alguns décimos nos dados prévios em tempo real.
A briga pelo público continuou acirrada, com alternância do 1º lugar no ranking até a ida para o intervalo, com a despedida dos âncoras Eduardo Oinegue e Adriana Araújo, da Band.
O terceiro segmento começou com Leão Serva, da TV Cultura, e Fabíola Cidral, do UOL, como mediadores.
A Globo recuperou a liderança em SP na reta final do ‘Fantástico’, perto das 23h. Mas em algumas praças a Band estava bem à frente, como no Distrito Federal (o debate com 19 pontos e a concorrente, 11).
Logo depois, o programa com os presidenciáveis reassumiu a dianteira, se saindo melhor do que o compacto de gols da rodada no ‘Show da Vida’.
Daí em diante, a Band se manteve no topo até o final, com a Globo alguns pontos atrás exibindo o humorístico ‘Vai que Cola’.
A média geral do debate, das 21h às 22h50, foi de 13,3 pontos, de acordo com dados preliminares. O canal da família Saad ficou em 2º lugar.
Mesmo ultrapassada em muitos minutos, a Globo conseguiu ser líder com 13,9 pontos. Os índices consolidados serão divulgados na segunda (29).
Em parceria com a Band, a TV Cultura de São Paulo também transmitiu o debate. No seu melhor momento no Ibope, marcou 1.6 ponto, oscilando entre 5º e 6º lugares entre as grandes emissoras.
Cada ponto no Ibope representa 205.755 telespectadores na região metropolitana de São Paulo.