Sem Manoel, Patrícia Poeta terá um grande desafio ao voltar de férias
Apresentadora viveu instabilidade no primeiro ano à frente do ‘Encontro’ e agora poderá virar o jogo
Em 4 de julho de 2022, ao estrear no comando do ‘Encontro’, Patrícia Poeta enfrentou o ‘fantasma’ de Fátima Bernardes, que comandou o programa por 10 anos. As comparações foram inevitáveis.
O exorcismo aconteceu rápido. Logo a lembrança da antiga titular já havia sido dissipada, porém, outro problema surgiu. A relação de Poeta com o colega de palco Manoel Soares passou a ser questionada.
Ela o menosprezava? Sentia-se incomodada por dividir as câmeras? Interrompia de propósito? Semana após semana surgia um boato, uma fofoca, uma versão sobre o que acontecia nos bastidores. A imagem de todos sofreu desgaste, inclusive a da atração.
A demissão de Manoel Soares – em comum acordo, segundo o próprio – é o fim atrasado do imbróglio, ainda que suscite mais rumores que atingem negativamente os envolvidos.
Na volta das férias, Patrícia Poeta terá outros desafios. Sem a presença do suposto desafeto, ela vai precisar diminuir a resistência de quem a vê com antipatia. Vencer essa impopularidade será fundamental para imprimir sua marca no ‘Encontro’, algo que ainda não ocorreu.
Não há dúvida sobre a competência da apresentadora, tampouco de seu esforço em agradar ao público. Nota-se vontade genuína de fazer do programa uma fonte de informação e entretenimento. Mas ela comete alguns erros.
O mais grave é tentar se mostrar simpática. Provavelmente, ela força essa característica por saber da rejeição de uma parcela da audiência. O melhor seria relaxar, agir com máxima naturalidade.
Outra falha a corrigir é a impulsividade que a faz cortar a fala de repórteres e entrevistados. Esse hábito recorrente transmite a impressão de arrogância e irrita quem a assiste. Precisa respeitar o tempo do outro.
Há mais uma missão: dar relevância ao ‘Encontro’. Hoje, a atração pouco repercute. No último ano, virou notícia geralmente com gafes, comentários equivocados e os ofuscantes episódios de desarmonia entre ela e Manoel. Está na hora de mobilizar a imprensa e a internet pelas pautas factuais e entrevistas com anônimos e famosos.
A saída ruidosa de Manoel Soares representa uma segunda chance a Patrícia Poeta de se consolidar como apresentadora de variedades. O ‘Encontro’ será, enfim, só dela, como indica o título do programa. Os necessários acertos poderão fazê-la decolar.