Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sem renda do YouTube, Jovem Pan poderá ser obrigada a mudar para sobreviver

Decisão da plataforma é um duro golpe contra o bolsonarismo na mídia e uma medida salutar ao jornalismo profissional

23 nov 2022 - 20h27
Compartilhar
Exibir comentários

Ao suspender a monetização dos canais da Jovem Pan, após acusá-la de "repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições", o YouTube atinge indiretamente milhares de outros produtores de conteúdo.

Aqueles que, assim como a rede de comunicação da família Carvalho, propagam discurso extremista, devem estar agora com medo de ser alvo de idêntica punição.

A ação voluntária do YouTube poderá suscitar mudança editorial nos maiores defensores de Jair Bolsonaro na plataforma. Baixar o tom e rever a disseminação de fake news.

Quando o bolso é atingido, geralmente vira cada um por si. Quem preza o dinheiro gerado por vídeos não vai querer ver a fonte secar. O bolsonarismo não tem como oferecer compensação financeira.

Como se diz no meio, "fazer televisão é uma brincadeira cara". Para manter suas operações no ar, a Jovem Pan News precisará mudar a linha editorial para recuperar a monetização do YouTube.

Ou encontrar rapidamente novo meio de faturamento para compensar o rombo nas receitas. Disso depende o pagamento de satélites, apresentadores, comentaristas e outros custos.

Estima-se que a Jovem Pan recebeu R$ 20 milhões em 2021. Valor baixo para uma grande TV, como Globo, Record e SBT, mas imprescindível a um canal com apenas 1 ano de atividade e ainda em fase de consolidação.

Parte do mercado publicitário não anuncia na JP News em razão de mentiras e ataques ideológicos lançados por comentaristas. O novo posicionamento do YouTube pode afastar ainda mais anunciantes.

Vista como porta-voz do bolsonarismo, a TV do grupo está à frente da CNN Brasil no Ibope, mas ainda distante da GloboNews, que lidera entre os canais de notícias.

A derrota de Bolsonaro nas urnas repercutiu com a saída de nomes importantes da emissora, como Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Caio Coppolla e Carla Cecato.

Em vídeo, o CEO da Jovem Pan, Roberto Araújo, negou que os desligamentos tenham sido consequência do resultado da eleição presidencial. "São mudanças normais e a renovação faz parte do processo de evolução da empresa."

Continuam no ar comentaristas devotados do bolsonarismo e do conservadorismo, a exemplo de Rodrigo Constantino e Paulo Figueiredo.

Ambos costumam desprezar os colegas com visão diferente e defendem ações polêmicas, como o pedido do PL para anular os votos de milhares de urnas eletrônicas no 2º turno.

A Jovem Pan continuará a mesma? Vai mudar para recuperar os milhões pagos pelo YouTube? Hoje, tudo é incerto, assim como o futuro do bolsonarismo na grande mídia após a posse de Lula em 1º de janeiro.

Bolsonaro atua como garoto-propaganda informal da Jovem Pan em retribuição ao apoio da rede
Bolsonaro atua como garoto-propaganda informal da Jovem Pan em retribuição ao apoio da rede
Foto: Reprodução/YouTube
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade