A série documental 10 Chances - O Homem que Desafiou a Morte, que retrata a vida de Rafael Ilha, ex-Polegar, conhecido por seu envolvimento com drogas e que venceu a 10ª edição de A Fazenda em 2018, estreia nesta quinta-feira, 9, no PlayPlus, plataforma de streaming para assinantes da Record TV.
Ao todo, serão cinco episódios, liberados semanalmente para os assinantes a partir desta quinta-feira, 9, após o Power Couple Brasil. O documentário é dirigido pelo próprio Rafael Ilha, e, segundo a emissora, é um "docudrama", ou seja, possui encenações sobre a história baseada na realidade.
O primeiro teaser foi divulgado. Nele, Rafael Ilha fala sobre si mesmo: "Tenho 45 anos. 37 de vida artística. Fui um fenômeno pop aos 13. Conheci as drogas aos 12. Tive nove overdoses. Fui internado mais de 30 vezes. Fui preso umas oito. Acabei de ganhar 1,5 milhão de reais. E uma pergunta não sai da minha cabeça: 'Meu Deus, como é que eu resisti a tudo isso?'"
1982 - O início de Rafael Ilha - Antes de completar 10 anos de idade, Rafael Ilha fez suas primeiras aparições na televisão, atuando em comerciais de marcas como Bic e Batavo.
Foto: Reprodução de 'Domingo Legal' / Estadão
1986 - Grupo Polegar - Ainda durante a adolescência, Rafael Ilha integrou o grupo Polegar - previamente conhecido como Garotos da Cidade - que fez sucesso na TV e nas rádios brasileiras na década de 1980.
Foto: Reprodução de 'Domingo Legal' / SBT / Estadão
1990 - Rafael Ilha e Cristiane Oliveira - Quando tinha cerca de 17 anos, Rafael Ilha chamou atenção ao namorar a atriz Cristiane Oliveira, conhecida por ter feito a novela 'Pantanal'. A diferença de idade do casal chamava atenção, já que Cristiane era 9 anos mais velha e tinha por volta de 26 anos.
Foto: Reprodução de 'Domingo Legal' / SBT / Estadão
2000 - Pegadinha do Mallandro - Na ocasião, o Ministério Público Estadual (MPE) solicitou uma cópia do programa para investigar um possível "atentado à dignidade humana". Sergio Mallandro garantiu que o próprio Ilha teria agradecido pela pegadinha e se defendeu: "Se quiserem gravar, vou repetir a pegadinha quarta-feira. Foi a melhor coisa que aconteceu na vida do Rafael. É melhor falar que ele resistiu do que estampar nos jornais que ele fica engolindo pilhas". A mãe de Ilha, Silvia Vieira, por sua vez, não gostou nada do episódio e a família ameaçou processar o programa, que contou com grande audiência no dia: "Foi a coisa mais nojenta que já vi na minha vida".
Foto: TV Gazeta / Divulgação / Estadão
2014 - Preso - Em 21 de julho de 2014, Rafael Ilha foi preso novamente, desta vez sob acusação de tráfico internacional de armas. Rafael e sua mulher, Aline Kezh, tentaram passar pela Receita Federal na fronteira do Brasil com o Paraguai portando uma espingarda e munição enroladas em um cobertor que estava com sua mulher. Rafael portava também uma arma de choque. O casal foi liberado oito dias depois, e 29 de julho, após a produtora Câmera Cinco, responsável pelo programa de Sonia Abrão, 'A Tarde É Sua', pagar as fianças de R$ 40 mil para Rafael e R$ 15 mil para Aline. Na ocasião, o advogado da dupla alegou que a arma seria um presente de Aline para Rafael, fã de tiro ao alvo.
Foto: Instagram / @rafael_ilha_oficial / Estadão
2015 - Preso - Em 25 de maio de 2015, Rafael Ilha foi novamente preso, mas liberado no dia seguinte. De acordo com explicação dada por ele mesmo em uma rede social, "chegando em casa, por volta das 15h, eu recebi os policiais do Deic. A placa do meu carro foi clonada, itnham feito assaltos com ela, e eles foram investigar. Chegando aqui, tinha saído um mandado de prisão pelo cumprimento de uma pena alternativa de 2008. Mas isso foi só uma falta de comunicação minha com a Justiça após minha mudança de endereço. Eles não me acharam e acabou saindo esse mandado." Na ocasião, foi referido de forma pejorativa como 'Rafael Pilha' no boletim de ocorrências. "Isso deve ter sido alguém querendo zoar", afirmou o delegado João Renato Weselowski, responsável pelo caso à época, segundo o G1.
Foto: Instagram / @rafael_ilha_oficial / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Na sequência, é possível ver imagens de Rafael Ilha com o grupo Polegar, seu namoro com a atriz Cristiana Oliveira, seu envolvimento com as drogas e o momento de sua prisão, além de sua vitória em A Fazenda.
"Este documentário autobiográfico deixa claro que tudo é possível para aquele que crê. Basta ter muita força no sentido mais amplo da palavra e fé", afirma Rafael Ilha.
Assista ao teaser de 10 Chances - O Homem que Desafiou a Morte, série documental sobre Rafael Ilha: