Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Silvio Santos e o dono da Globo tiveram reencontro amistoso após 12 anos afastados

Dono do SBT ajudou Roberto Marinho com dinheiro em momentos de crise da emissora carioca

17 ago 2024 - 15h13
Compartilhar
Exibir comentários

Agosto marca a data de morte dos dois maiores homens de TV da televisão brasileira. No dia 6 deste mês, em 2003, Roberto Marinho, fundador da Globo, morreu aos 98 anos de embolia pulmonar no Hospital Samaritano, no Rio. 

Neste 17 de agosto de 2024, Silvio Santos, criador do SBT, partiu com 93 anos em consequência de broncopneumonia e complicações de H1N1 no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. 

Ambos tinham bastante em comum, além de serem cariocas e apaixonados por comunicação. Trabalharam juntos na TV Globo. O apresentador locou horário na emissora de maio de 1965 a julho de 1976. 

“O Programa Silvio Santos era conhecido pela farta distribuição de prêmios e tinha como destaque a realização de jogos envolvendo o público presente no auditório e os telespectadores”, conta o Projeto Memória Globo. 

Sucesso comercial, a atração fez do comunicador um homem rico. Ele chegou a socorrer Roberto Marinho algumas vezes ao adiantar pagamentos pelo horário que ocupava para que a Globo honrasse o salário de funcionários. 

A boa relação foi testada quando diretores do canal decidiram sofisticar a programação. Não queriam mais o estilo popular do ‘Homem do Baú’. Em 1972, o avisaram que seu contrato não seria renovado. 

Mostrando-se grato, Roberto Marinho conseguiu mantê-lo por mais alguns anos. Ciente de não era bem-vindo por parte da cúpula da empresa, Silvio Santos comprou em sigilo 50% da TV Record e negociou sua transferência para a TV Tupi, onde passou a derrotar a Globo no Ibope. 

A decadência no novo canal, colocando em risco a continuidade de sua carreira na televisão, fez o apresentador decidir ter sua própria emissora. Fundou o SBT em 19 de agosto de 1981 após vencer concorrência pública para assumir concessões cassadas das extintas Tupi e Excelsior. 

Silvio Santos ficou 12 anos sem falar com Roberto Marinho. O reencontro pareceu trama de novela. Em 1988, ao saber que a Globo havia contratado Gugu Liberato, ele convenceu seu pupilo a continuar onde estava. 

Os dois embarcaram em São Paulo em um voo comercial para o Rio. Na sede da Globo, Silvio conversou com o vice-presidente, Boni, em busca de uma solução para desfazer o acordo com Gugu. “Só o doutor Roberto pode resolver”, ouviu. 

Silvio e Roberto Marinho ficaram frente a frente. Surpreendentemente, o dono do SBT convenceu o proprietário da Globo a liberar Gugu do compromisso. “Nossos advogados vão resolver”, disse o fundador da emissora número 1 de audiência. 

Se havia mágoa entre eles, pela maneira como Silvio foi desprezado na Globo e partiu para a concorrência, acabou dissipada. Nunca foram amigos, mas sempre manifestaram admiração e respeito mútuos.

Neste sábado (17), a Globo interrompeu sua programação para fazer a cobertura especial da morte de Silvio Santos, com a lembrança de grandes momentos de sua carreira e vida pessoal. "O maior apresentador da televisão", disse César Tralli no plantão.

Roberto Marinho foram parceiros na Globo e tiveram uma conversa surpreendente em 1988
Roberto Marinho foram parceiros na Globo e tiveram uma conversa surpreendente em 1988
Foto: Fotomontagem: Sala de TV
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade