Sim, Lula lê: as obras preferidas do ex-presidente
A foto de Lula lendo um livro de ponta cabeça já virou folclore. Os antipetistas jamais acreditarão ter sido uma montagem, ainda que a foto original (reproduzida abaixo) esteja no arquivo do Twitter de Paulo Coelho, autor da obra em questão, O Aleph.
Pois na quarta-feira à noite, na entrevista exclusiva concedida pelo ex-presidente a Roberto D´Avila, na GloboNews, Lula se revelou um leitor assíduo. A preferência é por biografias de figuras históricas.
Lula elogiou o livro sobre Getúlio Vargas escrito pelo jornalista Lira Neto (Companhia das Letras). Contou ter lido também as biografias do também ex-presidente Juscelino Kubitschek, do líder comunista Luiz Carlos Prestes, do líder da luta armada contra a ditadura militar Carlos Marighella e do imperador francês Napoleão Bonaparte.
Para contestar sua paixão por livros, os desafetos do petista certamente não citar a declaração feita por ele no programa Canal Livre, da Band, em 1981.
"Eu não gosto de ler, tenho preguiça de ler. Isso é questão de hábito. Tem companheiro que passa um dia lendo um livro. Eu não consigo."
No rastro do recém-lançado primeiro volume dos Diários da Presidência (Companhia das Letras), do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não será surpresa se em breve chegar às livrarias uma autobiografia ou um livro de memórias de Luiz Inácio Lula da Silva.
Só não poderá usar o adequado título 'Nunca Antes na História deste País'. O jornalista e apresentador Marcelo Tas foi mais rápido e lançou uma obra assim batizada em 2009, pela Panda Books, com frases do ex-presidente.