Sindicato barra atuação de Rafa Kalimann em novela da Globo
A influencer não possui o registro profissional de atores, também conhecido como DRT
O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro (Sated-RJ) informou que a influenciadora Rafa Kalimann não poderá atuar em novelas. A ex-BBB está escalada para o elenco de Vai na Fé, da rede Globo, que estreia em 16 de janeiro.
Acontece que a influencer não possui o registro profissional de atores, também conhecido como DRT. Portanto, Rafa não poderia se envolver com o meio artístico.
Segundo o presidente Hugo Gross, o sindicato tampouco recebeu algum pedido de autorização especial e específico da TV Globo para que ela pudesse atuar, embora a emissora tivesse sido notificada diversas vezes.
"A atitude [da Globo] desrespeita a lei 6533/78 e a convenção coletiva de trabalho, além de descredibilizar a própria emissora, o sindicato e causando constrangimento a própria trabalhadora que fica exposta em caso de negativa ao pedido", explicou Gross.
O presidente acrescentou que a Sated-RJ possui outros profissionais registrados com o mesmo perfil de Rafa Kalimann, que "estão à espera de uma oportunidade".
Gross acrescentou que é "pouco provável" que o sindicado forneça uma autorização especial para a influenciadora. Isto porque ela já obteve uma permissão especial do sindicato para atuar na série "Rensga Hits!", que foi disponibilizada pela plataforma do Globoplay.
"Foi apenas para este produto, continua sem o registro profissional. O Sated irá lutar sempre a favor da categoria e vamos usar dos meios legais para tal defesa, sempre com união e determinação", afirmou o presidente.