Sintomático uma falsa novela divertir mais do que as verdadeiras exibidas na Globo
Montagens hilárias de ‘Pé de Chinesa’ ressaltam a dificuldade da teledramaturgia real de nos arrancar da realidade
‘Pé de Chinesa’ é o viral da semana. A novela ‘fake’ atribuída à Globo ganhou incontáveis montagens nas redes sociais, especialmente no X e TikTok. De tão improvável e tosca, garante boas risadas.
A trama teria como protagonistas Jade Picon (massacrada ao estrear como atriz em ‘Travessia’ após ser a vilã do ‘BBB22’) e Davi Brito (participante que, na opinião de muita gente, criou um personagem vitimista para faturar o ‘BBB24’).
Nota-se no pastiche uma crítica irônica à escalação cada vez mais comum de ‘personalidades de mídia’ com milhões de seguidores no lugar de atores profissionais sem tanta popularidade na web.
O elenco de ‘Pé de Chinesa’ traria também a influenciadora Jojo do Pix e a veterana Neusa Borges em papéis de anciãs com trajes orientais. Giovanna Antonelli foi incluída no mirabolante enredo ambientado entre China e Brasil.
Chama atenção que o boato de uma novela fictícia com pitadas de surrealismo e overdose de deboche seja mais divertido do que acompanhar as produções reais exibidas no momento. Nem os últimos capítulos de ‘Renascer’ empolgam o público.
Será que o problema das telenovelas atuais é falta de ousadia, ou, se preferir, criatividade? As incoerências de ‘Pé de Chinesa’ carregam o humor pastelão que faz sucesso no mundo on-line por nos tirar da realidade angustiante por alguns segundos.
Talvez seja esse o grande problema da teledramaturgia contemporânea: levar-se tão a sério a ponto de entediar quem a assiste. Mais do que nunca, precisamos receber o necessário escapismo ao ligar a TV.