Sob pressão, Record, SBT e Jovem Pan News contratam jornalistas conhecidos
Emissoras se mexem em busca de mais audiência em ano de cobertura das eleições municipais
Especializado na cobertura da violência urbana e segurança pública, César Galvão é o novo repórter do ‘Domingo Espetacular’. Ele chega ao time quase 1 mês após a morte de Afonso Mônaco, responsável por esses temas no programa da Record. Vítima de câncer, o veterano estava afastado havia meses em razão da doença.
César trabalhou na Globo entre 1999 e 2023. Foi dispensado em uma das ondas de cortes de profissionais com salário alto. Seu nome é uma referência de jornalismo investigativo. Cobriu sequestros, assaltos, esquemas de corrupção e casos midiáticos de homicídios como o do casal Marísia e Manfred von Richthofen, pais de Suzane.
Ele também se destacou em importantes transmissões ao vivo, falando de improviso. Foi assim ao longo das 6 horas de plantão acompanhando o sequestro do apresentador Silvio Santos em 2001.
Cinco anos depois, ficou 11 horas a postos para informar sobre os ataques de uma facção criminosa na cidade de São Paulo, em um dia marcado por dezenas de mortes.
Galvão tem muito a contribuir ao ‘Domingo Espetacular’, um dos programas mais consistentes do jornalismo da Record. Repórteres com seu perfil são cada vez mais raros na televisão. Falta formação e investimento.
Paradoxalmente, a cobertura de crimes exige mais espaço e dedicação das redações. Não apenas pelo aumento da incidência e da diversidade de delitos, mas também pela boa audiência gerada pelas matérias dos casos mais chamativos – aqueles que despertam curiosidade a ponto de fazer usuários de redes sociais buscarem detalhes no telejornalismo.
Nas últimas quatro edições, a revista apresentada por Carolina Ferraz e Sergio Aguiar marcou 7.3 pontos de média. Consolidou-se como a atração dominical mais vista da Record, brigando décimo a décimo com o entretenimento do SBT pela vice-liderança no ranking do Ibope.
A sucursal da emissora de Silvio Santos no Distrito Federal ganhou um reforço: Daniel Adjuto assume o ‘SBT Brasília’ a partir de junho. O telejornal é exibido na hora do almoço. Ele já havia trabalhado no canal entre 2012 e 2019. Na sequência, foi âncora na CNN Brasil e na TV Justiça.
O SBT vive um momento de expectativa no departamento de jornalismo. O novo diretor nacional, Luiz Alberto Weber, chega com a missão de melhorar os índices de audiência dos telejornais. O principal deles, ‘SBT Brasil’, marca entre 3 e 4 pontos.
Na Jovem Pan News, duas novidades. A saída do apresentador Vitor Brown, agora no canal da revista ‘Oeste’, e a contratação de Patrícia Costa, ex-Record. No comando da editoria de Sustentabilidade, ela fará aparições em diferentes programas para falar do tema.
A emissora antes associada ao discurso bolsonarista e acusada de abrir espaço para a disseminação de fake news tenta agora um equilíbrio editorial. Por enquanto, continua a ser ignorada pelo governo de Lula, que aumentou a verba publicitária para as maiores redes de TV em ano de eleição de prefeitos e vereadores.