Stand-up brasileiro: veja para onde foi cada um após sucesso
Depois da explosão da tal “comédia em pé”, muitos humoristas tiveram altos e baixos na carreira
Há alguns anos vimos um ‘boom’ de comediantes surgirem nos palcos e na web com suas peças de stand up, estilo de humor tipicamente norte-americano no qual o artista simplesmente sobe ao palco sem fantasias e conta piadas baseadas em observações diárias. O Youtube foi um dos únicos meios de encontrar os vídeos e as apresentações desses humoristas, mas não demorou para que muitos deles fossem reconhecidos e virassem ‘estrelas’.
Siga Terra Diversão no Twitter
Muitos foram contratados por canais pagos e abertos, ganharam programas de comédia e até posições de destaque em programações, inclusive, durante o horário nobre da televisão brasileira.
O comediante Oscar Filho, que fez parte do Clube da Comédia (ao lado de Rafinha Bastos, Danilo Gentili e outros), era um dos principais apresentadores e repórteres do programa CQC da Band até que algumas semanas atrás, foi demitido por conta de reformulações na atração.
O Terra reuniu alguns humoristas brasileiros para fazer uma retrospectiva da carreira e ver se o ‘boom’ foi positivo ou negativo.
Oscar Filho
Depois de aparecer nos palcos e vídeos com seus stand ups e em atrações de improviso, Oscar Filho foi rapidamente contratado pela Band para integrar o grupo de repórteres do CQC. Após a saída de Rafinha Bastos do programa, Oscar passou a integrar a bancada da atração. Demitido do CQC recentemente, o humorista admitiu que não tem nenhum projeto em vista, mas segue com o site http://oscarfilho.terra.com.br/
Fábio Rabin
Ficou conhecido por suas apresentações de stand up e foi um dos primeiros no boom da fama. Rabin foi contratado pela MTV em 2010 na qual participava do programa Comédia MTV ao lado de nomes na época pouco conhecidos como Tatá Werneck. Em 2013 mudou de emissora e foi para o canal pago Multishow como um dos comediantes do programa Fritada, onde está até hoje na segunda temporada da série.
Rabin está em cartaz com o stand up Queimando o Filme e também com a peça Atreva-se, dirigida por Jô Soares.
Rafinha Bastos
Conhecido como um dos comediantes mais polêmicos do Brasil, Rafinha Bastos foi um dos pioneiros do humor na internet com a extinta Página do Rafinha. Depois ganhar força nos palcos de stand up, ficou nacionalmente famoso pela piada que fez com a cantora Wanessa e o filho que ela esperava, dizendo que “comeria ela e o bebê’, já na bancada do CQC, da Band.
O humorista era do elenco original do CQC, mas deixou a atração após a piada. Na emissora também apresentou o programa de documentários A Liga.
Rafinha teve um programa no canal pago Fox, A Vida de Rafinha Bastos, que pretendia mostrar “o dia a dia de um dos comediantes mais polêmicos do país”, e assumiu o Agora é Tarde da Band, antes apresentado por Danilo Gentilli. Para 2015, o humorista volta para a bancada do CQC.
Danilo Gentilli
Danilo também se tornou sensação no cenário do stand up brasileiro. Sua apresentação na Virada Cultural de 2011 reuniu cerca de 50 mil pessoas. O comediante também foi contratado pelo CQC, mas afirmou em entrevista à Rafinha Bastos que estava desesperado para sair da atração, e conseguiu, mais tarde, estrear o projeto do Agora é Tarde para a Band, um programa de entrevistas durante a madrugada.
Danilo apresentou o Agora é Tarde por quase 3 anos, mas trocou a emissora pelo SBT, onde está atualmente, apresentando o The Noite, uma atração de formato similar ao anterior. Danilo também estrelou a série Politicamente Incorreto do canal FOX.
Diogo Portugal
Além de stand ups, Diogo também ficou conhecido por suas esquetes encarnando diferentes personagens. Finalista do Prêmio Multishow do Bom Humor Brasileiro, o comediante já participou do programa Zorra Total e do extinto quadro Stand Up Nosso de Cada Dia do Fantástico.
Atualmente, Diogo está à frente do programa Fritada do Multishow e ainda está com as apresentações Senta pra Rir, Portugal é Aqui e Acusticozinho.
Marcelo Adnet
Hoje um dos comediantes mais conhecidos, Adnet começou a chamar atenção com vídeos no Youtube seja fazendo stand up, esquetes ou imitações. O humorista foi contratado pela MTV onde apresentava a atração 15 Minutos e participava do Comédia MTV.
Adnet trocou a MTV pela Globo onde ganhou um programa de vida curta, o Dentista Mascarado. Após o término da série, o comediante tem feito pontas em diferentes quadros e programas da emissora, como aparições no Fantástico durante a Copa do Mundo.
Além de trabalhos em TV, Andet também participou de filmes brasileiros como Muita Calma Nessa Hora e As Aventuras de Agamenon, o Repórter.
Bruno Motta
Fenômeno por conta de seus vídeos no Youtube, Bruno Motta participou do Prêmio Multishow de Humor como comediante de stand up e desde então também se tornou um dos fenômenos do ‘boom’.
Ele esteve por trás de vários programas de humor como o 15 Minutos, Furo MTV, Comédia MTV, onde foi redator, e desde 2013 integra a equipe de redação e criação de humor da Rede Globo. Bruno também apresenta o programa de humor Fórmula 404 no portal UOL.
Fotos: Twitter / Instagram / Facebook / Reprodução