Sucessivos cancelamentos de novelas apontam erro grave na Globo
Emissora vive instabilidade na teledramaturgia após ficar sem a maioria dos autores experientes
A Globo cancelou a novela ‘Conta Comigo’, da autoria de Mauro Wilson, prevista para a faixa das 19h. No ano passado, descartou ‘O País de Alice’, de Lícia Manzo, idealizada para as 18h30, e ‘O Grande Golpe’, de Ricardo Linhares e Ana Maria Nascimento, folhetim pensado para o espaço mais nobre da programação, às 21h.
Outros projetos foram arquivados ou definitivamente rejeitados após aprovação inicial e a escrita de roteiros, a exemplo de ‘O Homem Errado’, de Thelma Guedes e Duca Rachid. Em 2021, a emissora jogou fora 80 capítulos de ‘Fogueira das Vaidades’, criada pelo mestre Gilberto Braga, que morreu naquele mesmo ano.
Tantos descartes evidenciam a dificuldade da Globo em recuperar a identidade de sua teledramaturgia depois da morte, aposentadoria ou demissão de grandes autores, e firmar um novo time de dramaturgos.
A emissora não conta mais com veteranos como Aguinaldo Silva (‘Roque Santeiro’, ‘Tieta’, ‘Senhora do Destino’, ‘Império’), Manoel Carlos (‘Por Amor’, ‘Laços de Família’, ‘Mulheres Apaixonadas’, ‘Páginas da Vida’), Benedito Ruy Barbosa (‘Renascer’, ‘O Rei do Gado’, ‘Terra Nostra’) e Lauro César Muniz (‘O Salvador da Pátria’, ‘Roda de Fogo’).
Da velha guarda sobraram Gloria Perez (‘Barriga de Aluguel’, ‘O Clone’, ‘A Força do Querer’) e Walcyr Carrasco (‘O Cravo e a Rosa’, ‘Amor à Vida’, ‘Êta Mundo Bom’, ‘O Outro Lado do Paraíso’). Ambos viveram um revés com suas criações mais recentes, ‘Travessia’ e ‘Terra e Paixão’, respectivamente, por índices abaixo do esperado no Ibope e recepção fria dos telespectadores.
Mais jovem, João Emanuel Carneiro criou sucessos como ‘A Favorita’ e ‘Avenida Brasil’. Depois enfrentou a fuga de público com ‘Segundo Sol’ e ‘A Regra do Jogo’. A renovação para a faixa das 9 da noite é a mais complexa. Manuela Dias se saiu bem como ‘Amor de Mãe’, enquanto Lícia Manzo viu sua ‘Um Lugar ao Sol’ registrar a pior audiência da história no horário.
Os sucessivos cancelamentos de novelas – alguns após o anúncio ao mercado publicitário – deixam explícito também a falha da Globo nos critérios para definir qual projeto sairá do papel.
Como o canal percebe que a novela será cara demais ou inadequada para o horário apenas quando muitos capítulos já estão escritos? Parece falta de percepção ou planejamento com o principal produto da casa.
Após os remakes de ‘Pantanal’ e ‘Renascer’, a emissora carioca vai investir em nova versão de ‘Vale Tudo’. Refazer uma novela de sucesso pode ser uma fuga das incertezas apresentadas por um texto inédito, porém, não soluciona os problemas.