Tragédia com jato e helicóptero remete a filme exibido muitas vezes na Globo
‘Desastre no Rio Potomac’ fez parte da programação do canal décadas atrás
A colisão entre o Bombardier da American Airlines e o Black Hawk do Exército norte-americano a poucos metros do Aeroporto Nacional Reagan, em Washington, lembra o roteiro de um longa assistido por muitos brasileiros na TV.
‘Desastre no Rio Potomac’ foi exibido na ‘Sessão da Tarde’, no ‘Supercine’ e nas madrugadas da Globo nas décadas de 1980 e 1990. Lançado há 41 anos, teve roteiro baseado em acidente verídico ocorrido na mesma região da atual catástrofe.
Coincidentemente, aconteceu também em uma quarta-feira de janeiro, em 1982. O Boeing 737 da AirFlorida, cumprindo o voo 90, não conseguiu alcançar altitude ao decolar do aeroporto na capital federal com destino a Fort Lauderdale. Bateu numa ponte, em carros (matando quatro motoristas) e caiu no Potomac.
Das 79 pessoas a bordo, cinco sobreviveram à queda e ao frio congelante do rio. O acúmulo de gelo nas asas e em instrumentos externos da aeronave foi apontado como principal causa do acidente, situação semelhante à do voo 2283 da Voepass, que caiu em parafuso em Vinhedo, no interior paulista, em agosto de 2024.
Na época da fatalidade do AirFlorida, o presidente dos Estados Unidos era o republicano Ronald Reagan. Em homenagem a ele, o aeroporto de Washington foi rebatizado com seu nome em 1998.
