Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trans Buba ganha status de protagonista no meio de personagens sem carisma 

Personagem interpretada pela estreante Gabriela Medeiros consegue se desvencilhar do preconceito de gênero

23 fev 2024 - 17h16
Compartilhar
Exibir comentários

A segunda fase de ‘Renascer’ não tem a poesia dos capítulos iniciais. A maioria dos personagens perdeu simpatia. O termômetro das redes sociais mostra uma reação fria do público. No Ibope, a audiência está satisfatória, mas não chega a impressionar. 

Uma surpresa positiva desta etapa da novela das 21h da Globo é o apoio popular a Buba, a jovem transexual da trama. Foi um grande acerto a escalação da atriz Gabriela Medeiros, uma novata na teledramaturgia. 

Ela possui carisma natural (algo que nenhuma escola de interpretação ensina) e conduz o papel com extrema habilidade. Oferece a dose certa de drama nas cenas densas com o namorado Zé Venâncio (Rodrigo Simas). Aliás, os dois têm a melhor química do elenco. 

Ao mesmo tempo em que sente a necessidade de gritar ao mundo o direito de existir como mulher trans, Buba se recolhe em gestos delicados, voz baixa e expressividade facial contida. 

Uma interpretação quase minimalista, comum no cinema, e que neste caso funciona bem na TV. Buba virou a heroína de ‘Renascer’. A soma da boa construção do papel e do talento de sua intérprete desmonta os transfóbicos de plantão. 

Na versão de 1993 da saga novelesca, a personagem era intersexo (hermafrodita, na definição daquela época) e vivida por uma atriz cis, Maria Luiza Mendonça, que também conquistou a torcida dos telespectadores.  

As mudanças no papel, ainda que tenham gerado protestos compreensíveis de pessoas intersexuais que buscam maior visibilidade e compreensão, foram feitas com sensibilidade pelo autor-adaptador Bruno Luperi.

Gabriela Medeiros como Buba: apesar de iniciante em TV, a atriz apresenta atuação consistente valorizada por seu magnetismo
Gabriela Medeiros como Buba: apesar de iniciante em TV, a atriz apresenta atuação consistente valorizada por seu magnetismo
Foto: Divulgação/TV Globo
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade