Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, relembrou suas primeiras tentativas de se tornar um desenhista profissional e um 'conselho' nada amigável que ouviu para que desistisse da carreira quando jovem em entrevista ao Altas Horas do último sábado, 17.
"Sempre gostei de desenho, nasci numa casa de artistas. Rabiscava, e, desde criança, queria fazer história em quadrinhos, criar personagens e contar histórias."
Maurício garante que, em sua família, desde o seu bisavô, todos eram grandes contadores de história, mas o talento acabou não sendo passado da mesma forma a ele: "Eu não sabia contar muito bem história, e sobrou pra mim contar histórias com desenho."
Quando tinha cerca de 18 anos, saiu de Mogi das Cruzes, onde vivia, e foi procurar emprego na redação de um jornal em São Paulo. Conseguiu uma entrevista com o diretor de arte.
Magali e Mônica da vida real? - Amigas nos quadrinhos, irmãs na vida real! Assim ocorre com Mônica e Magali, personagens das clássicas revistinhas da 'Turma da Mônica'. Você sabia que, além delas, diversos outros personagens criados por Mauricio de Sousa foram inspirados em pessoas reais que ele conheceu ao longo da vida? Conheça alguns exemplos a seguir!
Foto: Instagram / @spadaesouza / Estadão
Cebolinha - Em entrevista ao 'Balanço Geral', da Record TV, em 2015, Luiz Carlos da Cruz, que serviu de inspiração para o personagem, revelou que até hoje troca a letra "R" pela "L" quando está nervoso, e que só passou a ter cabelo para valer a partir dos sete anos de idade.
Foto: Reprodução de cena de 'Balanço Geral' (2015) / Record TV / Estadão
Marina - Apaixonada por desenhos, a personagem costumava vestir uma camiseta amarela com um personagem animado.
Foto: Reprodução de gibi 'Turma da Mônica' / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Magali - Meiga e comilona, a personagem é inspirada em uma das filhas do desenhista, que tem o mesmo nome
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Magali - Magali Spada, a 'verdadeira' Magali, costuma publicar brincadeiras ao lado da personagem em suas redes sociais com frequência
Foto: Instagram / @spadaesouza / Estadão
Do Contra - O personagem leva esse nome justamente por fazer tudo ao contrário da forma que a maioria das pessoas faz.
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa / Estadão
Nimbus - Irmão de Do Contra, o garoto é outro de origem nipônica entre a turminha, e tem seu nome inspirado por nuvens.
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Maria Cebolinha - A irmã caçula do personagem Cebolinha é conhecida pela sua inteligência e perspicácia, apesar da pouca idade.
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Dorinha - Criada em 2004, a personagem trouxe a temática da deficiência visual ao público infantil.
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Marcelinho - Conhecido por zelar pela economia e organização, o personagem é inspirado no filho mais novo de Maurício.
Foto: Reprodução de quadrinho de 'Turma da Mônica' / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Pelé - Personalidades conhecidas do público também já ganharam sua versão nos quadrinhos, como por exemplo o rei do futebol, Pelé!
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Ronaldinho Gaúcho - O craque também recebeu sua versão animada em 2006, quando estava no auge de sua carreira.
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Turma da Mônica Jovem - Já faz tempo que os gibis da 'Turma da Mônica' 'não são mais os mesmos'. Para quem parou de acompanhar a turminha depois que cresceu, talvez seja surpreendente se deparar com diversas mudanças ocorridas nos últimos tempos. Desde 2008, por exemplo, Mauricio de Sousa decidiu apostar na 'Turma da Mônica Jovem', revistas que trazem os personagens no período da adolescência, em um estilo semelhante ao dos mangás japoneses. Sim, esses aí da foto são Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão! Confira outros fatos curiosos a seguir!
Chico Bento Moço - Além da 'Turma da Mônica Jovem', também foram criados os quadrinhos do 'Chico Bento Moço', com a turma da roça de sempre, como sua namorada Rosinha e seu amigo Zé Lelé.
Escolinha - Em algumas edições mais recentes, toda a turminha vai à escola, diferente do que ocorria há algumas décadas. E nada de Cascão usando amarelo e vermelho ou Cebolinha de verde: eles usam uniforme!
Foto: Reprodução de quadrinho de 'Turma da Mônica' / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Variedade - Se você costumava ficar chateado que seu personagem favorito não tinha revistinhas 'próprias', já que apenas os gibis temáticos de Cascão, Cebolinha, Mônica e Magali eram feitos, diversos outros como Tina, Astronauta e Penadinho passaram a ser vendidos nas bancas.
Foto: Reprodução de gibi 'Turma da Mônica' / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Novos amiguinhos - Diversos personagens novos foram criados. Você sabia, por exemplo, que Bloguinho, Dorinha e Luca (chamado inicialmente de Da Roda) foram criados em 2004, ou seja, há 13 anos? O tempo voa, não é? Veja outras provas de que quem viveu a virada do milênio se sentir velho
Foto: Reprodução de quadrinho de 'Turma da Mônica' / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Despedidas - Por outro lado, alguns personagens também foram perdendo espaço. Quem não se lembra dos irmãos criminosos do tempo das cavernas, Zum e Bum? Nos últimos anos, praticamente não foram criadas novas histórias deles.
Foto: Reprodução de quadrinho de 'Turma da Mônica' / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Compartilhar
Publicidade
"Mostrei meus desenhos pra ele e, depois de examinar sem muita vontade, falou: 'Menino, desista. Desenho não dá futuro, não dá dinheiro. Vai fazer outra coisa da vida.' Aquele grande desenhista e artista fala isso pra mim? Caiu o chão dos meus pés."
"Saí da sala dele meio sem saber o que ia acontecer na vida a partir dali. Cruzei a redação e um velho jornalista falou pra mim: 'O que houve menino?'. Contei e ele falou: 'Faz o seguinte: entra aqui no jornal pra fazer qualquer outra coisa, faz amizade, treina mais o desenho, aperfeiçoa, e depois você mostra pro redator-chefe'", complementou Maurício.
Desta forma, entrou no jornal como revisor de texto e, algum tempo depois, passou a trabalhar em uma vaga de repórter policial: "Nunca tinha pensado nisso, mas como eu lia muito gibi, falei: 'puxa vida, se eu entrar nisso vou virar um herói de história em quadrinho!'"
"Passei uns anos fazendo isso, tava começando a gostar quando me lembrei que minha ideia anterior era desenho. Fiz meu primeiro personagem, o Bidu, e o Franjinha", relembrou sobre os primórdios da Turma da Mônica, trabalho pelo qual ficaria conhecido mundialmente anos depois.
Maurício ainda aproveitou sua presença no programa para presentear Serginho Groisman com um exemplar do que foi considerado como o "maior gibi do mundo" pelo Guinness World Records, segundo ele.