‘A Grande Entrevista’ mostra príncipe Andrew se jogando de cabeça no fundo do poço
Filme da Netflix dramatiza bastidores de um dos episódios mais vergonhosos da família real britânica em momento glorioso do canal BBC
Em 16 de novembro de 2019, a BBC exibiu em horário nobre no programa ‘Newsnight’ uma entrevista do príncipe Andrew. O filho encrenqueiro da rainha Elizabeth II acreditava que a visibilidade renderia apoio popular à sua imagem devastada pelo envolvimento com o bilionário Jeffrey Epstein, preso sob acusações de pedofilia, agressão sexual e tráfico de mulheres.
O tiro saiu pela culatra e estraçalhou o pouco de credibilidade que restava ao nobre. Bem-treinada, a apresentadora Emily Maitlis ressaltou as contradições, as mentiras e o esnobismo de Andrew. As redes sociais reagiram com incontáveis memes depreciativos contra ele.
Para não constranger ainda mais sua mãe e manchar a monarquia com um escândalo pessoal, Andrew renunciou aos deveres reais e teve títulos militares revogados. Virou um pária dentro da própria família.
Lançado no dia 5 de abril na Netflix, o filme ‘A Grande Entrevista’ mostra os bastidores do trabalho da equipe de jornalistas da BBC na preparação para gravar a conversa com o príncipe.
O roteiro destaca a pressão que uma grande emissora de TV sofre para atrair audiência e manter relevância diante da competição com a internet, além de lembrar o espinhoso caminho percorrido pelas mulheres para conquistar espaço e respeito no telejornalismo – e ainda a guerra de vaidade entre elas.
Hábil em prender a atenção, ‘A Grande Entrevista’ mostra como a realeza, equilibrando-se entre o arcaico e a tentativa de se modernizar, fascina e, ao mesmo tempo, recebe o desprezo de milhões de pessoas dentro e fora do Reino Unido.
O material de divulgação do filme priorizou fotos de Gillian Anderson, um tanto apagada no papel da entrevistadora, e Rufus Sewell, que se sai bem na pele de Andrew, ajudado por caracterização eficiente. Mas o protagonismo é de Billie Piper interpretando a produtora da BBC Sam McAlister. Ela quem convence o príncipe e sua principal assessora, Amanda (Keeley Hawes, em boa atuação), a conceder a entrevista.
A atriz entrega desempenho irretocável ao viver uma mulher sob pressão no trabalho, onde busca o reconhecimento dos colegas, e tentando ser uma mãe presente mesmo priorizando a carreira. Carismática, Billie insere humanidade entre personagens às vezes robotizados pelo excesso de preocupação com as aparências e o julgamento público.
Com exceção dos trechos encenados da entrevista, difícil saber o quanto há de precisão histórica na dramatização baseada em fatos. Ainda que os roteiristas tenham romanceado aqui e ali, ‘A Grande Entrevista’ se mantém atada à realidade do jornalismo em constante crise (de identidade e importância) e do desespero do clã monárquico britânico em garantir sua sobrevivência.