Um dos melhores repórteres da GloboNews se despede: “Sorte para quem fica”
Gabriel Prado conseguiu destaque com entradas ao vivo e a cobertura de situações difíceis
Em seu perfil no Instagram, o repórter Gabriel Prado anunciou o desligamento da GloboNews após 10 anos no canal de notícias líder em audiência na TV paga. Ele eventualmente aparecia também nos telejornais Globo.
“Eu nunca, nunca na minha vida, imaginei que poderia ter vivido tudo que vivi nessa emissora: reportagens investigativas, programas especiais, documentário, notícias em primeira mão, coberturas de todos os principais factuais dos últimos anos. Posso dizer com segurança: foi a TV que me transformou em um jornalista de verdade”, escreveu.
Amigos de Globo, GloboNews e outros canais elogiaram o profissionalismo do jornalista e desejaram sorte. “Voa, vai pra cima”, comentou o também repórter Gabriel Vendramini.
“Seja feliz, meu amigo”, postou o âncora do ‘Em Pauta’ Marcelo Cosme. “Pra pessoas boas e profissionais competentes como você, o céu é o limite”, registrou a apresentadora Adriana Perroni, ex-GloboNews e agora na Record.
“Você arrasa fazendo rádio na TV”, elogiou a radialista e âncora Fabíola Cidral. A observação lembra o conselho dado a Gabriel Prado por seu mentor, Zé Paulo de Andrade, quando eram colegas na Rádio Bandeirantes.
“Você precisa ir urgente pra TV. Faça da TV um rádio com imagem”, disse o veterano, segundo relato do próprio jovem repórter. O lendário Zé Paulo morreu por complicações de covid em julho de 2020.
Na GloboNews, Gabriel se destacou pelo jeito desconstruído de interagir com a câmera. Parecia conversar diretamente com o telespectador, uma intimidade parecida com a da relação entre locutor e ouvinte.
Especializou-se nas entradas ao vivo, momento sempre tenso a qualquer repórter em razão dos imprevistos. Cobriu de operações policiais na Cracolândia à cidade de São Paulo vazia no auge da pandemia, de atos políticos (foi hostilizado em um protesto de petistas em Curitiba no dia do depoimento de Lula ao então juiz Sergio Moro) ao velório de Pelé na Vila Belmiro.
Paralelamente à carreira na TV, Gabriel Prado se tornou professor de Jornalismo. Ele faz palestras e mentorias de Comunicação. Criou um método próprio de oratória e produz conteúdo sobre o tema nas redes sociais.