'Vale Tudo': 1.ª semana mostra novela de qualidade; resta saber se fôlego vai durar
Produção da Globo aposta no passado para despertar a atenção dos espectadores com trama de ritmo mais dinâmico e cenas diferentes que a de 1988
Vale Tudo encerrou sua primeira semana de exibição na noite deste sábado, 5. Até agora, demonstrou qualidade e fôlego para uma trajetória interessante até o último capítulo. Se isso vai se concretizar, porém, só o tempo dirá, já que os momentos iniciais ainda remetem à memória, comparações entre o 'novo' e o 'antigo' e à trama que começa a se desenvolver.
Em relação à versão original, de 1988, foi possível perceber diferenças maiores - como o sonho de Maria de Fátima em ser uma influenciadora digital, em vez de modelo - e outras mais sutis - como o fato de ter sido Maria de Fátima, em vez de César, a atender a porta no reencontro entre mãe e filha no Rio de Janeiro.
Alguns personagens contam com interpretações bastante parecidas, como Solange (Lídia Brondi/Alice Wegmann) e Ivan (Antonio Fagundes/Renato Góes), outros menos, como Eugênio (Sérgio Mamberti/Luis Salém) e Marco Aurélio (Reginaldo Faria/Alexandre Nero). Em geral, o elenco, bem mais diverso que o antigo, tem dado conta do recado, incluindo as protagonistas. Talvez ganhe mais quem assiste sem se preocupar com as comparações.
Por enquanto, a novela tem mostrado dinamismo e mudanças o suficiente para fazer valer à pena ser vista por quem acompanhou a original (confira mais abaixo quais cenas encerraram cada capítulo na 1.ª semana no remake e em 1988) - ainda mais que já se passou tanto tempo. Interessante também para os noveleiros da nova geração.
Em termos técnicos, se trata claramente de uma versão melhorada e mais palatável para as audiências modernas, como era natural que acontecesse. Acerto também na trilha sonora, que mistura alguma nostalgia da original com novas canções e, principalmente, contando com boas músicas de fundo instrumentais em algumas cenas.
Ainda que o resultado venha a ser positivo, não melhora muito a aparente crise de criatividade da emissora no horário das 9. Das últimas seis novelas, metade foram remakes (Pantanal, Renascer e Vale Tudo). Trata-se de um artifício válido, mas traz dúvidas quando se torna tão recorrente.
Como acabaram os capítulos da 1.ª semana do remake e da versão antiga de Vale Tudo
Original*:
- Capítulo 1 - Raquel embarca para o Rio de Janeiro.
- Capítulo 2 - Raquel se desespera em uma delegacia lotada no Rio.
- Capítulo 3 - Raquel atende a porta de madrugada e se depara com Rubinho.
- Capítulo 4 - Rubinho, tocando piano, avista Maria de Fátima num restaurante.
- Capítulo 5 - Raquel toca a campainha na porta do apartamento de Maria de Fátima (a porta não seria atendida no começo do episódio seguinte).
- Capítulo 6 - Raquel e Ivan entram no apartamento em que estão César e Maria de Fátima.
Remake*:
- Capítulo 1 - Raquel descobre que Maria de Fátima vendeu a casa e foi para o Rio.
- Capítulo 2 - Raquel embarca para o Rio de Janeiro.
- Capítulo 3 - Sentada na rua, Raquel atende ligação de Marisa no celular e chora.
- Capítulo 4 - Maria de Fátima vai à casa de Rubinho e pergunta se pai viu a mãe.
- Capítulo 5 - Raquel e Ivan entram no apartamento em que estão César e Maria de Fátima.
- Capítulo 6 - Maria de Fátima entra na casa em que Raquel está hospedada no Rio.
* Conforme o material disponibilizado no Globoplay. A plataforma considera os dois primeiros capítulos tendo sido exibidos no dia de estreia na edição de 1988 de Vale Tudo.
