Xô pobreza! Tina Pepper é a cara das subcelebridades de hoje
Ah!, as novelas dos anos 1980… Há quem afirme terem sido as melhores. Como discordar? Basta um rápido exercício de memória para se divertir novamente com tramas e personagens hilários.
Entre as boas lembranças está a insuperável Tina Pepper. Uma coadjuvante transformada em grande destaque de 'Cambalacho', trama das 19h escrita por Silvio de Abreu. A novela produzida em 1986 será reprisada no canal Viva a partir de agosto.
Foi o melhor papel em teledramaturgia de Regina Casé, na época com 32 anos. Um tipo atualíssimo: obcecada por fama, exibicionista até o último fio espetado da peruca e arrogante ao extremo. A personificação das subcelebridades atuais, ávidas por um naco de visibilidade na mídia.
Nascida Albertina Pimenta na periferia de São Paulo, ela sonhava com o estrelato como cantora. Espelhava-se na norte-americana Tina Turner, então no auge da carreira como estrela pop internacional.
Pobretona esnobe, a Tina brasileira trabalhava a contragosto na academia Physical. Sempre achava maneiras de humilhar os colegas e também os vizinhos simplórios. "Xô pobreza!", costumava berrar.
Louca para seduzir homens bonitos e ricos, a destrambelhada aplicava os truques ensinados num tal 'O Livro da Salamandra' para enfeitiçá-los.
Após muitas tentativas, ela enfim consegue o sucesso. A música 'Você me Incendeia' virou hit: "Te quieto, te quiero / Te quiero demás / Você me incendeia / Seu corpo serpenteia / E me deixa lou, lou, louca / Com água na boca". Popular, a personagem cantou até no 'Cassino do Chacrinha'.
Uma cena inesquecível aconteceu na mansão para onde Tina e sua mãe, Lili Bolero (a saudosa e igualmente hilariante Consuelo Leandro), se mudaram ao enriquecerem. Diante do séquito de empregados, Pepper deu ordens sobre o cardápio.
"Imagina se eu, rica, riquíssima, riquérrima, morando nesse castelo, vou comer arroz com feijão e ovo frito… Anota aí: no café da manhã uma coisa leve, uma cascatinha de camarões, uma lagosta grelhada e caviar… Tudo junto na mesa, igual em novela… O que sobrar, joga tudo no lixo, que eu não quero nada amanhecido. Chega de pobreza!"
Hoje em dia, Tina Pepper seria uma entrevistada assídua no 'TV Fama', circularia pelas festas mostradas por Amaury Jr., posaria como diva para as páginas de 'Caras' e teria milhões de seguidores no Instagram, onde não haveria limite para a superexposição de sua imagem.