U2 retorna ao pós-punk com "Atomic City"
U2 lançou o clipe de "Atomic City", filmado no centro de Las Vegas, horas antes de iniciar sua residência no MSG Sphere de Las Vegas. A canção faz referência à alcunha de Las Vegas durante os testes nucleares dos anos 1950, e seu vídeo foi gravado num show surpresa, em cima de um caminhão na Fremont Street, a mesma rua onde a banda registrou o clipe de "I Still Haven't Found What I'm Looking For" em 1987.
O novo single marca o retorno da banda ao pós-punk de seus primeiros anos, com um gancho de guitarra que lembra o hit de 1983 "Sunday Bloody Sunday", além de incluir um refrão muito similar à "Call Me", da banda Blondie. Bono admitiu a referência, ao descrever a música como um "single de rock'n'roll na tradição do pós-punk dos anos 1970, Blondie, The Clash".
Produzido por Jacknife Lee e o veterano Steve Lillywhite, que trabalhou com U2 em seus primeiros álbuns dos anos 1980, "Atomic City" é a primeira faixa original da banda desde "Your Song Saved My Life", lançada em 2021 para a trilha sonora de "Sing 2".
A ausência do baterista nos shows
Embora Larry Mullen Jr. tenha participado da nova gravação e do clipe, o baterista não participará dos shows da residência devido a recentes cirurgias nas costas.
Devido a lesões que Mullen descreveu como "danos ao longo da estrada", o baterista deixou no ar a possiblidade de encerrar a carreira. Mas o vocalista Bono e o guitarrista The Edge revelaram à Apple Music que ele "deu tudo" ao gravar seu novo single, o que seria uma indicação de que poderá voltar a tocar ao vivo com o U2 no futuro, após a residência.
A banda fará cerca de 20 shows no MSG Sphere de Las Vegas, começando neste fim de semana e se estendendo até dezembro.