"Up - Altas Aventuras" ganha Oscar de melhor Animação
O filme da Disney/Pixar "Up - Altas Aventuras" levou o Oscar de melhor Animação no domingo. Indicado também a melhor filme, "Up", do diretor Pete Docter, era considerado o favorito para ganhar a estatueta de animação.
Com o Oscar, o Pixar Animation Studios, comprado pela Walt Disney Co. em 2006, é o líder na indústria no número de Oscars por animação, com cinco.
Docter recebeu o prêmio em nome do estúdio e sua equipe de animação.
"Nunca sonhei que fazer um flipbook com meu caderno de matemática da terceira série poderia levar a isso", disse Docter.
Um flipbook é uma forma primitiva de animação que crianças geralmente fazem com desenhos em uma sequência de folhas que parecem movimentar ao virar as páginas.
"Up - Altas Aventuras" conta a história de Carl Fredricksen, que prende milhares de balões coloridos à sua casa e levanta vôo.
Quando está nas alturas, descobre que tem um passageiro non grato. Trata-se do pequeno gorducho Russel, um garoto hiperativo que precisa ajudar um idoso para ganhar um distintivo de Explorador da Vida Selvagem Sênior.
Como não há outra saída, Carl tem de levar o garoto com ele pois, afinal, já estão voando. Uma série de incidentes os leva até o objetivo do velhote: pousar sua casa numa região paradisíaca da América do Sul, que ele e sua mulher sonhavam conhecer.
"Up" estreou em maio em 3D e arrecadou mais de 700 milhões de dólares nas bilheterias mundiais.
(Reportagem de Alex Dobuzinskis)