Vídeo: Fenômeno das "aranhas voadoras" ou "baba-de-boi" assusta moradores do Litoral Norte Gaúcho
Aranhas juvenis utilizam técnica de balonismo para se dispersarem pela região, sem representar riscos para humanos. Veja o vídeo:
Os moradores de Capão da Canoa foram surpreendidos por um fenômeno curioso conhecido como "baba-de-boi". Durante a manhã e a tarde da última sexta-feira, finos fios pegajosos conhecidos como "baba-de-boi" foram avistados em diversos locais da cidade, incluindo ruas e árvores.
Esse fenômeno é causado pelas aranhas juvenis que utilizam uma técnica chamada balonismo para se dispersarem. Essas aranhas, que medem até um milímetro de tamanho, lançam fios de seda ao vento para flutuar suavemente com a brisa marinha. Esse processo, completamente inofensivo para os humanos, é crucial para que as aranhas juvenis se locomovam e se espalhem pela região.
De acordo com especialistas, o fenômeno da "baba-de-boi" é mais frequente nesta época do ano, especialmente em dias com grande amplitude térmica. A seda produzida por essas aranhas é incrivelmente resistente, podendo ser até 100 vezes mais forte que o fio de aço, desde que tenham a mesma espessura.
Apesar do aspecto curioso e até mesmo incômodo para alguns, a presença dessas aranhas não representam qualquer ameaça à saúde ou segurança dos moradores da região.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram