Warner Bros defende mapa-múndi de filme "Barbie" como "infantil"
O estúdio Warner Bros disse nesta quinta-feira que um mapa que aparece no filme "Barbie" mostrando o Mar da China Meridional é um desenho "infantil" sem significado intencional, dias após o Vietnã dizer que proibiria o filme devido ao mapa.
O Vietnã expressou objeção a uma cena do filme que mostra o território reivindicado unilateralmente pela China no Mar da China Meridional, noticiou a mídia estatal na segunda-feira. O país decidiu proibir a distribuição doméstica do aguardado filme, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling.
A Warner Bros disse acreditar que o mapa é inofensivo.
"O mapa em Barbie Land é um desenho infantil e caprichoso feito com giz de cera", afirmou o estúdio em um comunicado. "Os rabiscos retratam a jornada imaginária da Barbie de Barbie Land para o mundo real. Não foi a intenção fazer nenhum tipo de declaração."
"Barbie" estava originalmente programado para estrear no Vietnã em 21 de julho, a mesma data que nos Estados Unidos, de acordo com o jornal estatal Tuoi Tre.
As autoridades vietnamitas se opuseram a uma cena mostrando um mapa que inclui a chamada linha dos nove traços, disse o jornal. A linha em forma de U é usada em mapas chineses para ilustrar as reivindicações da China sobre vastas áreas do Mar da China Meridional, incluindo trechos do que o Vietnã considera sua plataforma continental, onde já fez concessões de petróleo.
"Não concedemos licença para o filme americano 'Barbie' ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços", noticiou o jornal, citando Vi Kien Thanh, chefe do Departamento de Cinema, um órgão do governo encarregado de licenciar e censurar filmes estrangeiros.