10% das obras do PAC 2 estão fora do ritmo previsto
Prometido inicialmente para a Copa, Trem de Alta Velocidade ainda está no papel, mas andamento do empreendimento consta como “adequado” pelo governo
O 10º balanço da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento, divulgado nesta sexta-feira, mostra que 10% das obras não estão evoluindo no ritmo adequado. Na nomenclatura do governo, 6% estão em estado de atenção e outros 4%, em situação preocupante. As ações monitoradas incluem apenas os eixos transporte e energia, luz para todos e recursos hídricos do programa.
Este é o terceiro balanço consecutivo em que o percentual considerado preocupante se mantém em 4%. No caso das obras em estado de atenção, o governo observa nos últimos balanços uma redução gradual: estavam neste estado 9% das obras em agosto do ano passado, por exemplo.
O eixo transportes, por exemplo, apresenta um percentual de 13% das obras fora do ritmo adequado. Curiosamente, o Trem de Alva Velocidade, prometido inicialmente para a Copa do Mundo, aparece no balanço como em ritmo adequado. Conforme o relatório trimestral do governo, ainda está em curso a execução do projeto de engenharia do empreendimento.
De acordo com o governo, no eixo energia apenas 1% das obras estão em estado de atenção e nenhuma em situação preocupante. O eixo já conta com 60% dos empreendimentos em operação e 39% em andamento adequado.