Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

10 maiores redes de franquia do Brasil, segundo ranking da ABF

Veja também as 10 maiores redes de microfranquias do País

30 mar 2023 - 06h20
(atualizado às 10h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

O Ranking das Maiores Redes de Franquias no Brasil por Unidade realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) aponta movimentações importantes e como as redes mantiveram sua expansão em um ano de forte recuperação do setor. 

O levantamento deste ano traz uma novidade: a rede Cacau Show (Alimentação) alcançou o primeiro lugar da lista pela primeira vez desde que a pesquisa é realizada, com 3.763 operações no ano passado contra 2.827 no período anterior, uma variação positiva de 33,1%, a maior entre as Top 10 do ranking das 50 Maiores Franquias. 

Mantendo um acelerado ritmo de expansão e adotando novas estratégias, como um modelo de negócio de menor investimento, a fabricante de chocolates já vinha em trajetória de crescimento nos últimos levantamentos. O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar) vem em segundo lugar, com 3.687 unidades ante 3.652 no período pesquisado e variação de 1%. Já o McDonald’s (Alimentação - Food Service) se manteve na terceira posição, somando 2.595 franquias no ano passado contra 2.585 em 2021 e 0,4% de variação.

Foto: Reprodução

A lista das Top 10 do ranking das Maiores é completada pelas redes Colchões Ortobom (Casa e Construção), que subiu do quinto para o quarto lugar, de 2.078 para 2.373 operações, cuja variação, de 14,2%, foi a terceira maior entre as Top 10. Na quinta posição está a Odontocompany (Saúde, Beleza e Bem-Estar), que avançou do 12º lugar, de 1.631 para 1.998 unidades, e registrou a segunda maior variação positiva no seleto grupo das 10 maiores, 22,5%. 

Em seguida figura a Subway (Alimentação / Food Service), que subiu do sétimo para o sexto lugar e somou 1.861 operações. A sétima posição é ocupada pela AM/PM (Alimentação / Comércio e Distribuição), que totalizou 1.774 unidades. A Seguralta / Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios) ocupa o 8º lugar, tendo subido uma posição, com 1.755 operações. A rede Lubrax+ (Serviços Automotivos) também subiu uma colocação, figurando em 9º, com 1.711 unidades. E a Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar) completa as Top 10, tendo avançado do 14º lugar, com 1.460 franquias.

Outro ponto de destaque do estudo é o fato de que dentre as marcas participantes, há várias com capital aberto, a exemplo de Arezzo, Burger King Brasil, CVC Brasil, Espaçolaser, Hering Store, Localiza, Lubrax+ e McDonald’s.

“Trata-se de uma presença expressiva que mostra o potencial do setor e aponta mais um caminho de acesso a capital e de desenvolvimento para as franquias, além de ser também um sinal do interesse por parte dos investidores por ativos com este perfil”, observa Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

10 Maiores Microfranquias por Número de Unidades

Para continuar aprimorando seu monitoramento do mercado de franquias brasileiro, a ABF optou este ano por retomar a sua lista separada de maiores microfranquias. Isso foi feito para acompanhar mais de perto o expressivo crescimento deste segmento e as características de suas operações.

Foto: Reprodução

O estudo das Top 10 Microfranquias no Brasil 2022 traz a rede Gazin Semijoias (Moda) na liderança do ranking e que teve variação positiva de 51%, saltando de 2.083 para 3.138 operações. Em segundo lugar, a Prudential (Serviços e Outros Negócios), passou de 1.646 operações para 1.907, com variação de 16%, e a rede Kumon (Educação) vem logo a seguir, em terceiro lugar, com 1.550 unidades.

Seguindo a lista, temos a Market4U (4º, estreando), a Acqio (5º) e a Credfácil (6º, também pela primeira vez), todas do segmento de Serviços e Outros Negócios. A marca CEOPAG (Serviços e Outros Negócios) voltou ao ranking no 7º lugar, com 83% de variação. Na 8ª posição está a rede +Ágil (Serviços e Outros Negócios), que manteve seu volume de operações estável. Outra estreante, a Touti (Saúde, Beleza e Bem-Estar), em 9º lugar, apresentou variação positiva de 84%. Fechando a lista está a Clube Turismo, com 535 unidades.

“O levantamento das Top 10 Microfranquias no Brasil demonstra, como já apontavam outros estudos da ABF, que os modelos de menor investimento vêm crescendo de forma acelerada, tendo como destaque operações virtuais e home based, mas não exclusivamente. Além disso, podemos observar também que outros mercados continuam a ver no franchising uma plataforma eficiente e ágil para expandir seus negócios”, disse Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade