A Renault SA, montadora francesa, e a unidade japonesa Nissan Motor informaram em Paris que vão economizar 1 bilhão de euros nos próximos cinco anos com a combinação de suas operações de vendas na Europa. As empresas planejam cortar 9%, ou pouco mais de 500, de seus 5.600 funcionários da área de vendas até 2003. As companhias querem elevar sua participação no mercado europeu de veículos de 14,2% para 17% no médio prazo, informa a agência Dow Jones.A Renault e a Nissan se seguem à outra grande montadora mundial, a Ford, que na semana passada anunciou um plano de reestruturação na Europa, prevendo corte 1.400 pessoas só no Reino Unido. A Nissan, presidida pelo brasileiro Carlos Ghosn, por sua vez, já havia anunciado um programa de profunda reestruturação no Japão, também com corte em massa de funcionários no país.
A Renault e a Nissan disseram que a união de suas operações de vendas na Europa é parte do aprofundamento da aliança entre ambas, neste caso usando a rede da Renault para aumentar a presença da Nissan na Europa. A Nissan vai, de seu lado, apoiar o desenvolvimento da Renault na Austrália, México e Japão. Na Europa, a Renault vai vendes utilitários da Nissan sob sua marca, enquanto a Nissan vai vender os veículos comerciais leves da Renault sob sua marca. A expectativa é obter uma economia de 310 milhões de euros.
Outros 460 milhões de euros em economias deverão ser procedentes de sinergias e reestruturações. As concessionárias excedentes em determinada região serão rebaixadas a showrooms e suas funções de apoio transferidas às concessionárias próximas. Segundo as empresas, as vendas adicionais e a reduções de custos vão representar economia de mais 230 milhões de euros. As operações de vendas da Nissan serão transferidas de Amsterdã para Paris, que será o centro do grupo combinado.