Quatorze das maiores companhias mineradoras do mundo, entre elas a brasileiras Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), criarão um mercado na Internet com o objetivo de cortar os gastos com fornecimento, que alcançam cerca de US$ 200 bilhões por ano. Este novo mercado, que começa a operar no fim do ano, é o mais recente exemplo de negócio business-to-business (B2B) na rede, dentre vários de muitas indústrias que tentam melhorar a eficiência em suas complexas cadeias de abastecimento.A iniciativa reúne empresas como a Alcoa Inc, a Anglo American Plc, a Rio Tinto Plc e a The Broken Hill Proprietary Co Ltd e terá um investimento de US$ 100 milhões de patrocinadores.
Os cortes de custos com as compras online devem totalizar de 5 a 7%, segundo uma fonte envolvida no projeto. No mês passado, 14 companhias de gás e petróleo se juntaram em um projeto similar de um site comum, para cortar cerca de 125 bilhões anuais de gastos. Outros mercados também
têm sido lançados para indústrias que vão de varejistas a lojas de automóveis.
Os criadores da iniciativa representam mais de 60% da capitalização do mercado global da indústria de mineração e incluem os maiores produtores de alumínio, cobre, ouro, platina e minério de ferro:
- Alcan Aluminium Limited
- Alcoa Inc
- Anglo American Plc
- Barrick Gold Corp
- The Broken Hill Proprietary Company Limited (BHP)
- Compania Nacional del Cobre de Chile (Codelco)
- Companhia Vale do Rio Doce(CVRD)
- De Beers Consolidated Mines Ltd
- Inco Limited
- Newmont Mining Corporation
- Noranda Inc
- Phelps Dodge Corporation
- Rio Tinto Plc/Limited
- WMC Limited