As ações do Banco Santander Central Hispanico caíram ontem 6% na Bolsa de Valores de Madri, logo após o anúncio da compra do Banespa. Para os analistas, o mercado acredita que a instituição espanhola acabou pagando um preço muito alto pelo banco paulista.Em Nova York, Robert Lacoursiere, chefe de pesquisas para a América Latina e analista de bancos do Lehman Brothers, afirmou à Agência Estado que o Santander pagou um preço muito alto. "Foi um ágio muito elevado, que será difícil de explicar. Será difícil justificar a compra para os seus acionistas na Espanha", disse.
Segundo Lacoursiere, o Lehman Brothers acreditava que um ágio de até 25% seria um valor justo pelo controle do banco. "As ofertas do Unibanco e do Bradesco foram muito mais racionais", declarou. "Acho até que se o Unibanco tivesse levado o Banespa com um ágio de 13,5%, eu teria ficado mais feliz com o resultado. Para mim, esse ágio do Santander foi negativo". De acordo com o analista, "o Santander, obviamente, colocou um valor estratégico muito maior do que se inmaginava na compra do Banespa. Eles realmente colocaram um valor estratégico muito grande para elevar a sua escala e melhorar sua posição no sistema bancário brasileiro. Esse ágio reflete a importância que o banco espanhol está dando para as suas operações no Brasil".
Lacoursiere lembrou que há dias as ações do Bradesco e do Unibanco vinham caindo porque os investidores temiam que esses bancos pagassem muito caro pelo Banespa.