3 habilidades que CEOs bem sucedidos possuem ― e você pode ter
As habilidades que essas possuem também podem ser usadas por você. Veja como
Existe um senso comum equivocado que acha que todo patrão é desumano. O problema se estende desde demissões em massa por e-mail e políticas rígidas de retorno ao escritório até trabalhadores se sentindo subvalorizados e mal remunerados, segundo diz Bonnie Low-Kramen, especialista em local de trabalho e autora do livro "Staff Matters: People-Focused Solutions for the Ultimate New Workplace", publicado em fevereiro de 2023, nos Estados Unidos.
"A maioria das pessoas entende que os negócios às vezes exigem medidas drásticas", diz Low-Kramen à CNBC Make It. "Isso não significa que você deva ser mal-intencionado, traumatizante e humilhante."
Segundo ela, muito do problema decorre da falta de habilidades interpessoais. Quase um em cada cinco trabalhadores dizem que sofrem comentários desagradáveis ou ataques pessoais de lideranças de suas empresas, de acordo com uma pesquisa de 2022 da Real Estate Witch, nos EUA.
A solução, para qualquer nível do ambiente de trabalho, é desenvolver habilidades sociais. As empresas buscam comunicação, trabalho em equipe, empatia e atitude positiva em seus funcionários ― e os trabalhadores valorizam as mesmas características em seus chefes e gerentes.
Três habilidades sociais - os "três Vs" - são especialmente importantes no ambiente de hoje, segundo Low-Kramen. Aqui está o que são e como dominá-las.
1. Visibilidade
Ser visível pode significar aparecer no escritório quando não é necessário, levantar a mão para projetos ou simplesmente manter a câmera ligada durante reuniões virtuais, diz Low-Kramen. Isso pode significar apoiar as pessoas ao seu redor, especialmente durante períodos de turbulência e incerteza.
Low-Kramen cita o CEO da Hilton, Chris Nassetta, e como ele lidou com os primeiros dias da pandemia como um exemplo. "Ele se posicionou na frente das pessoas e disse: 'Estamos todos sendo muito afetados. Mas garanto a vocês que ninguém será demitido'", exemplifica ela.
A transparência não impediu que os funcionários da Hilton se sentissem confusos ou perdidos na época, mas ajudou a fornecer a eles uma sensação de estabilidade.
2. Vulnerabilidade
Ser "vulnerável" no trabalho pode parecer assustador, mas veja isso como demonstração de honestidade. Abrir-se com seus colegas não significa contar todos os detalhes sobre sua vida pessoal. Compartilhar um pouco ― o suficiente para identificar alguns interesses ou experiências comuns ― pode trazer bons resultados.
"Durante a pandemia, pela primeira vez, estávamos vendo o interior das casas das pessoas, e estávamos conhecendo seus animais de estimação e vendo seus filhos. E isso nos tornou vulneráveis", diz Low-Kramen.
Da próxima vez que você tiver um contratempo com sua babá, ou estiver lidando com uma complicação de saúde, ou uma situação familiar estiver afetando sua capacidade de se concentrar, considere ser honesto sobre isso.
3. Verbalização
É fácil ficar na sua bolha, seja no escritório ou trabalhando em casa. De qualquer maneira, arrume um tempo para conversar com seus colegas. Conversas rápidas ao passar, encontros programados para um café, colocar a conversa em dia com as pessoas antes das reuniões e perguntar como está o dia de alguém são ótimas maneiras de construir relacionamentos.
Networking é uma parte fundamental do sucesso: 85% das vagas de emprego são preenchidas por meio de conexões pessoais ou profissionais, de acordo com um relatório de fevereiro de 2023 do site de carreiras Zippia.
Fonte: CNBC Make It
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.