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5 desafios imediatos de 2023 para quem é da área de vendas

Empresas que não proporcionaram experiências positivas são trocadas e fracassam

7 abr 2023 - 06h00
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Foto: Adobe Stock

Vender mais é e sempre será um dos principais objetivos de todo negócio. Será que 2023 nos reserva boas surpresas? Afinal, por causa da pandemia, passamos os três últimos anos enfrentando muitos desafios e perrengues.

Ao longo do ano inteiro, as lojas, empresas e comércio, em geral, se preparam para as datas comemorativas e para suas campanhas especiais, com o objetivo melhorar as estratégias de ofertas e vender mais. Apesar de sabermos disso, nunca temos a certeza do que realmente vem pela frente. 

O que podemos afirmar é que 2023 deve ser o ano da experiência. Isso não é uma teoria futurista, mas algo do presente.

Há pouco tempo, empresas acreditavam “piamente” que o fator determinante para a compra dos clientes era a qualidade e preço do produto. No entanto, já sabemos que o grande lance é oferecer excelentes experiências. 

Segundo o estudo CX Trends Latam 2022, 60% dos consumidores procuram a concorrência quando passam por uma experiência ruim no varejo.

Ou seja, empresas que não proporcionaram experiências no mínimo positivas, são trocadas e fracassam. Portanto, prepare-se para investir na experiência do cliente de ponta a ponta e esteja ciente de que ele traz consigo grandes desafios totalmente ligados às vendas.

Agora pense comigo: se atualmente as empresas competem com base na experiência do cliente, imagina quais serão os desafios nos próximos anos. Para acompanhar as transformações do mercado e não ficar para trás, o primeiro passo é conhecer o cliente.

Venda mais e melhor em 2023: 5 desafios e dicas

  • 1. Planejamento

Parece óbvio, né? Mas, veja bem, os maiores desafios afetam as organizações que justamente não estão olhando para o que é simples e óbvio. Portanto, crie um ótimo planejamento alinhado às tendências, ao momento atual da empresa e às necessidades.

Um ótimo planejamento em mãos é aquele otimizado constantemente e que fará grande diferença na sua operação e nas vendas. Ele deve ser a base das estratégias e também deve estar alinhado às lideranças. Metas e objetivos merecem um cuidado maior nesse ano aparentemente mais promissor. 

  • 2. Relacionamento com o cliente

O relacionamento é experiência, tópico que vai reger boa parte dos negócios no decorrer de 2023. Já é uma realidade há algum tempo, mas acredito que a estratégia será mais elevada ainda em um futuro próximo.

Os clientes querem muito mais valor do que o produto tem a oferecer. Eles desejam viver a experiência, um misto de sentimentos com encanto, em meio à compra do que você vende. O impacto deve ser grande. E a base para criar um bom relacionamento com seus clientes e proporcionar ótimas experiências ter uma comunicação assertiva, muito transparente e sempre gentil.

  • 3. Time altamente capacitado

Treinar, capacitar, desenvolver pessoas e lidar com gente é um dos maiores desafios de vendas e de todos os aspectos de um negócio. Quem tiver times afiados, entusiasmados e altamente capacitados, ah, garanto que vender não será o maior problema! 

Portanto, nunca deixe de lado a capacitação do seu pessoal. Assim, provavelmente as vendas acontecerão com mais fluidez, já que você tem pessoas com técnicas bem precisas dentro do seu time de vendas.

Isso não serve só para vendedores que estão "cara a cara" com o cliente, mas

sim para todos os departamentos que lidam direta e indiretamente com o público. Essa capacitação vai muito além dominar técnicas de vendas.

A bola da vez são skills como comunicação não-violenta, oratória, psicologia do consumidor, persuasão, empatia, gentileza, entusiasmo, entre outras. Quem tem a visão velha de vendas, vai ficar com resultados velhos também. O mercado não está para brincadeira e agora o game é muito mais acirrado e cheio de detalhes que podem fazer sua empresa chegar ao pódio.

  • 4. Novas tecnologias & humanização

Empresas que acompanham as tendências e vivem as mudanças tecnológicas, indiscutivelmente, estão à frente. Ter uma cultura digital é o primeiro passo da transformação digital e isso significa evoluir em todos os aspectos do negócio (inclusive RH e comunicação) e não apenas nas áreas conhecidas por ter o "carinha do TI". 

Já reparou que tudo o que hoje diz respeito às novas tecnologias está cada vez mais orientado para o ser humano e suas necessidades? Inteligência artificial, business intelligence, personalização, automação, entre outros elementos se tornaram primordiais para ajudar a entender sobre gente. Até porque é impossível vender sempre mais e melhor se não entender de pessoas.

Empresas e times que mergulharem nas novas tecnologias aplicadas ao fator humanização vão nadar de braçada em 2023. 

  • 5. Respeito, atenção e gentileza com clientes

Ser gentil nos dias de hoje é um desafio. A correria nos engole e às vezes a gente nem olha para quem está na nossa frente. 

Tratar o cliente com respeito e gentileza está para além de decorar um educado script de vendas. Ninguém aguenta mais discursos automáticos e artificiais. A gentileza tem um tom de voz diferente e vem junto com a empatia. É uma prática que humaniza as relações em todas as esferas.

Gentileza é sobre dar atenção genuína às pessoas e não esperar nada em troca. É também retribuir alguém que lhe fez algo bom, mesmo que essa pessoa não esteja pedindo nenhum favor. Trata-se de um exercício diário e muitas vezes um grande desafio diante de tanta correria e responsabilidade,

Se você quer vender mais e melhor em 2023 e superar todos os desafios possíveis, implemente junto ao seu time comercial a cultura da gentileza dentro da empresa e nos atendimentos externos. 

Experimente! Depois me conta quais foram os resultados. Vale lembrar que conquistar a confiança das pessoas sempre será um dos maiores desafios de vendas. 

Ser gentil é saber valorizar as pessoas. Uma excelente maneira de praticar essa virtude e reconhecer a importância de colaboradores e clientes ao longo de 2023, é investir em programas de recompensa e premiação.

Há tantos outros desafios, não é mesmo? Comece olhando para os que mais estão afetando suas vendas e guarde com carinho os cinco apresentados neste artigo.

Envie esse conteúdo para seu time comercial e seus colegas de trabalho. Eles podem querer saber sobre os desafios de vendas em 2023.

Este artigo foi escrito primeiramente para o blog da Premmiar, plataforma digital de premiação e recompensas, empresa parceira do Homework.

(*) Laíze Damasceno é jornalista, escritora, LinkedIn Top Voice, especialista em conteúdo humanizado e fundadora do Marketing de Gentileza, empresa de consultoria, treinamentos e criação de conteúdo, que ajuda marcas a serem mais humanas, gentis, influentes e prósperas.

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