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5 dicas estratégicas para tirar uma empresa do vermelho

Pesquisa revela desafios financeiros dos pequenos negócios, mas é possível sair da crise financeira

20 jul 2024 - 06h35
(atualizado em 21/7/2024 às 19h22)
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Marcus Marques
Marcus Marques
Foto: Divulgação

A Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2021, revelou dados que chamam atenção para a saúde financeira dos negócios no Brasil. Segundo a pesquisa, 52% das empresas não possuem reservas de dinheiro e 12% enfrentam dificuldades para pagar contas em dia. Estes fatores elevam a taxa de mortalidade de empresas em todo o país, chegando a quase 60% nos primeiros cinco anos. 

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Marcus Marques, especialista em Gestão Empresarial, afirma que este cenário exige ações estratégicas para a sobrevivência e sucesso nos negócios. “Manter a calma e agir de forma estudada e intencional é o mais importante para superar qualquer desafio financeiro”, resume. 

Com base em sua experiência, Marques identifica cinco estratégias primordiais para conseguir deixar as dívidas no passado. Elas incluem procedimentos básicos para qualquer negócio: análise de custos, gestão de processos, investimento em pessoas, fortalecimento da cultura organizacional e monitoramento do fluxo de caixa. Com todos estes elementos alinhados, fica muito mais fácil sair do vermelho.

Análise de custos 

A análise de custos é muito importante para o bom desempenho de qualquer empresa. Ela permite identificar onde o dinheiro está sendo gasto, otimizando processos, reduzindo custos e aumentando a lucratividade. Para os negócios que estão endividados, isso se faz ainda mais urgente.

"O primeiro passo para uma análise de custos é definir objetivos, facilitando a medição de resultados posteriores. Em seguida, alinhar essa análise com a estratégia do negócio é essencial, verificando a relação entre custos e preços para decisões mais precisas. É fundamental mapear os custos detalhadamente, abrangendo tanto os diretos (como mão de obra e matéria-prima) quanto os indiretos (como serviços de terceiros e energia elétrica), categorizando-os entre fixos e variáveis”, indica o especialista. 

A coleta de dados de fontes diversas, como notas fiscais e folhas de pagamento, é a base para uma análise confiável. Essas informações devem ser interpretadas em busca de padrões e indicadores, como a margem de lucro. Para facilitar a visualização e a tomada de decisões, a criação de planilhas, gráficos, tabelas e dashboards é indicada.

Gestão de processos

A gestão de processos é mais um passo na direção de otimizar operações, aumentar a produtividade, reduzir custos, evitar desperdícios e melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Para isso, é necessário ter uma visão completa de todos os procedimentos da empresa, desde os primordiais (produção, vendas e marketing) até os de apoio (administração). 

É importante documentar cada processo detalhadamente, incluindo etapas, responsáveis, recursos, indicadores de desempenho e pontos de controle. “Analisar criticamente cada processo ajuda a identificar ineficiências e oportunidades de melhoria. Utilizar indicadores de desempenho (KPIs) permite avaliar a eficiência e a efetividade dos processos. Sempre há espaços para continuar evoluindo”, argumenta Marcus.

Ferramentas de modelagem de processos podem ser úteis para testar diferentes cenários e encontrar a melhor solução para cada empresa.

Investimento em pessoas

Investir no desenvolvimento dos colaboradores é uma estratégia que gera retorno e destaca a empresa no mercado. Criar uma cultura que valorize as pessoas e comunicar essa visão claramente é o primeiro passo. Ferramentas como avaliações de desempenho, pesquisas de clima organizacional e entrevistas individuais ajudam a identificar habilidades e competências dos colaboradores que precisam ser aprimoradas. 

“Ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional alinhadas aos objetivos de carreira dos colaboradores, incluindo treinamentos e capacitações para desenvolver suas habilidades e talentos”, indica Marcus. Dessa forma, todos saem ganhando.

Cultura organizacional

Uma cultura organizacional forte impulsiona a produtividade, inovação, engajamento e sucesso da empresa. “O processo começa com a definição de propósito, valores fundamentais, visão de futuro e missão no mercado”, aponta.

Estabelecer um propósito e traduzir os valores da empresa em ações concretas são passos essenciais. Utilizar histórias e símbolos para comunicar e reforçar a cultura organizacional ajuda a criar um ambiente que motiva os colaboradores.

Monitoramento e transformação do saldo

O monitoramento e a transformação do saldo são essenciais para o sucesso empresarial. Verificar o fluxo de caixa de maneira estratégica permite tomar decisões embasadas. Isto, por sua vez, pode levar a um aumento do faturamento. 

"Decisões estratégicas sobre investimentos, financiamentos, custos e gestão de caixa são mais eficazes com a redução de custos desnecessários. Definir objetivos claros, como melhorar a gestão do fluxo de caixa ou aumentar a rentabilidade dos investimentos é fundamental." 

Utilizar ferramentas adequadas para coleta e análise de dados, como softwares de contabilidade e planilhas eletrônicas, facilita o monitoramento. Definir KPIs relevantes, como prazo médio de recebimento (PMR), prazo médio de pagamento (PMP), giro do capital e lucratividade por produto ou serviço é indispensável. Analisar os dados coletados ajuda a identificar causas de desequilíbrios no fluxo de caixa e a corrigir o percurso.

Todas estas etapas mostram como a recuperação financeira requer um esforço disciplinado e de médio a longo prazo. “Implementar essas estratégias de forma consistente pode transformar a saúde financeira de uma empresa e levá-la ao sucesso”, finaliza.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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