5 dicas para evitar o estresse de fim de ano na empresa
Fim de ano pode aumentar nível de estresse dentro das empresas; saiba como evitar
Os últimos meses do ano são marcados por datas comemorativas e um aquecimento de atividades como o comércio, serviços e turismo. Dados da Associação Brasileira do Varejo (ABV) confirmam esse cenário: a projeção indica um crescimento de até 12% nas vendas para o varejo no segundo semestre de 2022 quando comparado ao primeiro semestre.
Por isso, períodos como a Black Friday e festas como o Natal, Ano Novo, além das férias escolares, podem requerer mais esforço e trazer ainda mais momentos e situações de estresse para aqueles que trabalham na área.
Em termos de estresse, o esgotamento emocional é uma realidade para 80% dos trabalhadores brasileiros, aponta pesquisa realizada pela Vittude, referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas, em parceria com a Pulses, empresa de soluções para medir continuamente clima, engajamento e performance. O estudo analisou 3 mil profissionais e seus resultados reforçam a importância da saúde mental no ambiente de trabalho.
“É importante que as empresas estejam atentas às diferentes demandas de seus colaboradores e tomem medidas estratégicas e sustentáveis”, afirma Tatiana Pimenta, CEO e Cofundadora da Vittude.
Cuidados com o bem-estar do funcionário
Visto o período aquecido e o cenário de saúde mental da população, o cuidado que as empresas devem ter com o bem-estar do colaborador é um fator extremamente importante. Isso é válido tanto para a própria empresa como para o funcionário: “garantir qualidade de vida ao colaborador é, também, garantir maior produtividade, melhor clima e engajamento da marca empregadora e, com isso, menor rotatividade”, acrescenta Tatiana.
Segundo estudo da Isma Brasil (International Stress Management Association), os níveis de estresse aumentam 75% no final do ano e, com isso, a Síndrome de Burnout pode se manifestar com maior frequência em profissionais.
Para auxiliar empresas e líderes a tomarem as melhores decisões nesta época do ano, Tatiana Pimenta e o psicólogo Fábio Camilo, doutor em psicologia da saúde, apontam 5 dicas para empresas terem mais sucesso na garantia do bem-estar de suas equipes:
1. Invista em segurança psicológica
Investir em uma cultura de segurança psicológica na empresa é essencial para compreender se o ambiente contribui para o aumento do estresse e adoecimento. Para isso, é fundamental conscientizar os líderes e os colaboradores para que todos entendam sobre a importância do tema e contribuam para o desenvolvimento de um clima organizacional saudável.
2. Incentive o foco em soluções
Muitas vezes o tempo que se gasta atribuindo culpados ou ruminando possíveis erros é desgastante para os colaboradores e torna o clima organizacional ruim. Fomentar uma cultura com foco nas soluções e no que os erros trouxeram de aprendizado favorece o crescimento pessoal e profissional e torna o ambiente mais leve e produtivo.
3. Incentive o cuidado com a própria saúde
Ninguém pode ajudar outra pessoa se não estiver bem, por mais básico que isso possa parecer. Quando um líder, por exemplo, cuida de sua saúde de forma integral, seja no aspecto físico, mental ou espiritual, isso reflete positivamente em seu comportamento e, consequentemente, nas pessoas sob sua responsabilidade.
4. Faça atividades de descompressão
Ao contrário do que se pensa, descansar pode tornar as pessoas mais produtivas e favorece a criatividade. Quando as pessoas conseguem focar em uma atividade, depois desligar-se dela e retornar após algum tempo, tendem a ter mais insights e soluções inovadoras. Essas lacunas, eventualmente, podem ser preenchidas por atividades fora do cotidiano, como 10min de meditação e relaxamento.
5. Promova a motivação
Muitas empresas infelizmente ignoram o potencial do feedback enquanto ferramenta motivacional. Estabelecer uma cultura de feedbacks e reconhecer os esforços dos colaboradores pode ser um incentivo para que estes percebam que estão sendo vistos e que há um reconhecimento por seu esforço e desempenho.
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