5 dicas para manter o seu pequeno negócio de TI bem estruturado
Para sobreviver em um mercado competitivo, uma empresa precisa planejar seus passos e saber como se organizar
Quando falamos em corporações com foco em tecnologia, manter o ritmo de trabalho organizado é ainda mais importante. Normalmente, nesse tipo de empresa os profissionais lidam com projetos de grande complexidade técnica, além do ritmo acelerado de trabalho e inovação, por isso é preciso que o gestor conheça bem o negócio e saiba direcionar de maneira correta os fluxos de serviço.
Segundo um levantamento recente da Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), o número de empresas de TI criadas entre 2012 e 2021 foi triplicado no Brasil, de 13,4 mil novas empresas criadas em 2012 saltou para 36,9 mil em 2022. Para sobreviver em um mercado competitivo, uma empresa precisa planejar seus passos e saber como organizar suas diferentes áreas.
Veja cinco recomendações para organizar uma empresa para que ela mantenha um desenvolvimento saudável.
1. Conhecer o nicho de mercado
As empresas de TI não são iguais, é comum colocarmos todas elas dentro do mesmo segmento. Há corporações que desenvolvem tecnologia para RHs, outras que trabalham com inovações para área médica, ainda existem as que atendem indústrias ou as especialistas em Inteligência Artificial e Data Analytics.
É fundamental conhecer bem o seu público-alvo e o produto que desenvolve para pensar em como organizar os departamentos para obter os melhores resultados dos colaboradores.
2. Foco no gerenciamento de projetos
Independentemente do nicho que uma empresa de TI atue, contar com um departamento estruturado de gerenciamento de projetos é um dos primeiros passos para ter uma boa organização dentro da corporação.
As grandes empresas de TI trabalham frequentemente com projetos de desenvolvimento de software, implementação de sistemas ou serviços personalizados e é imprescindível ter um setor de projetos organizado para cumprir os prazos e atender às expectativas dos clientes.
3. Segurança de dados
Ao pensar na organização dos setores de TI, o gestor deve despender maior tempo com a segurança de dados. Existem muitas informações sigilosas tanto da empresa quanto dos clientes guardadas em bancos de dados, por isso a atenção com o gerenciamento dos dados e com sua segurança deve ser uma preocupação constante.
O ideal é contratar uma equipe com experiência em segurança cibernética e, se houver necessidade, buscar os serviços de uma consultoria externa.
4. Colaboração interdisciplinar
Em empresas de TI há uma diversidade de profissionais trabalhando juntos, além dos profissionais de tecnologia existem outros como de RH, administração, marketing.
A organização adequada facilita a colaboração interdisciplinar entre os funcionários eo gestor deve investir em uma abordagem integrada para resolver problemas e alcançar objetivos comuns.
5. Fluxo de comunicação
O líder de uma empresa de TI deve estabelecer uma política de comunicação clara, comunicando mudanças em projetos, na estrutura do time e dando feedback para os colaboradores sobre resultados.
O ideal é que o CEO mantenha reuniões frequentes com os gestores dos departamentos e também com toda a equipe para ouvir sugestões e fazer trocas com as pessoas.
(*) Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções atender aos requisitos de segurança e da LGPD.