Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

5 dicas para você começar a investir na Bolsa de Valores

É necessário um mínimo de conhecimento para entrar no mercado financeiro com segurança

9 dez 2022 - 01h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

O número de pessoas físicas investindo na bolsa de valores não para de crescer: dobrou em 2020 e já ultrapassou 3,5 milhões de investidores em 2021. Investir e ganhar uma quantia impressionante de dinheiro é o sonho de muitas pessoas e existem diversas histórias de sucesso ou fracasso nas jornadas do mercado financeiro. 

Porém, quando se tem conhecimento, é possível ter uma experiência segura e palpável neste universo – que às vezes parece distante da realidade de muitos.

Técnicas e estratégias podem ajudar a identificar tendências de alta ou baixa de uma ação, mas os resultados nunca são garantidos. Por esse motivo, é necessário ter um mínimo de conhecimento para entrar no mercado financeiro com segurança. Veja aqui cinco dicas para começar a investir na bolsa de valores.

1. Conheça seu perfil de investidor

O conhecimento sempre começa por nós mesmos, e com investimentos não é diferente. Antes de mais nada, é preciso entender qual é o seu perfil de investidor. Cada pessoa tem características e possibilidades bem diferentes, que podem passar por perfil conservador, moderado ou arrojado. 

Partindo desses modelos, é possível saber suas expectativas, tolerância aos riscos, se está preparado para situações inesperadas e, assim, apostar na opção mais aderente.

O perfil do investidor influenciará nos tipos de ações a serem comprados. Investidores que querem uma renda mais estável devem buscar papéis de empresas de setores menos voláteis, como os de companhias de infraestrutura. Já os mais agressivos podem optar por segmentos com forte sazonalidade, como varejo, companhias áreas e empresas de turismo.

2. Tenha um target claro

Após entender até onde seu perfil te deixa ir, é preciso ter um projeto claro do que se deseja atingir. Neste caso, é preciso definir o target da aplicação com objetividade, como formar um filho, viajar, ter uma renda futura, pagar estudos, por exemplo. Dessa forma, o investimento vai se tornar mais real e, assim, você pode definir o prazo correto para retirada, valores etc.

3. Diversifique os investimentos

Esse item é muito importante para garantir a segurança das transações em um mercado financeiro que é muito dinâmico. Mesmo quem tem muita experiência e utiliza as melhores ferramentas para observar os movimentos do mercado não consegue prever com 100% de certeza o que vai ocorrer no futuro. 

Neste cenário, a diversificação de investimentos é uma das principais estratégias disponíveis para você proteger sua carteira e aumentar as chances de ganhos. Ela consiste em montar uma carteira composta de ativos de diferentes tipos e de diferentes setores para que, quando um desses ativos se desvalorizar, a perda seja compensada com a valorização de outro.

4. Busque conhecimento

Conhecimento sempre é bem-vindo. E, quando se fala de mercado financeiro, informação nunca é demais. Ler sobre o segmento e até mesmo fazer cursos pode ser um diferencial na hora de escolher um investimento adequado ao seu perfil. 

É importante entender além da rentabilidade e saber também sobre riscos antes de se aventurar no mercado financeiro.

5. Tenha apoio de especialistas

Em tempos de redes sociais e digital influencers, é muito comum tomar decisões pautadas por conteúdos da internet. Mas, quando se fala de mercado financeiro, é importante ficar atento para evitar perder dinheiro. Não deixe os especialistas que estudaram anos sobre o segmento fora de suas atividades nesse universo. 

O analista de investimentos acompanha e auxilia o investidor na tomada de decisão sobre seus investimentos monetários. O profissional faz profundas análises dos diversos fatores que influenciam o desempenho das ações, tais como a conjuntura econômica, balanço de empresas e situação atual do setor, tudo pautado por regras legais.

(*) Alexandre Milen é CEO da Harami.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade