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5 dicas pra aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce

Especialista orienta estratégias que aumentam as chances do potencial cliente efetivar uma compra

15 set 2022 - 01h00
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Foto: Adobe Stock

A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes do e-commerce. Afinal, não basta ter um grande tráfego de visitas em uma plataforma de e-commerce. Os resultados dependem de quantos desses visitantes efetivamente compram. 

Segundo a pesquisa Growcode E-commerce 2021, divulgada neste ano, a taxa de conversão média do mercado é de 2,7%. Com o crescimento cada vez maior do comércio eletrônico no país ― apenas no primeiro trimestre de 2022, o faturamento foi de quase R$ 40 bilhões ― aumenta o público propenso a comprar online e varejistas precisam encontrar estratégias para manter suas taxas de conversão dentro do esperado.

 “A taxa de conversão é um importante indicador para avaliar que tipo de experiência um e-commerce está oferecendo. Quando ela fica aquém do desejado, é preciso eliminar barreiras que estejam dificultando a jornada do consumidor e fazendo com que ele desista de seguir adiante em sua compra”, explica Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint, sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerces.

Pensando nisso, o especialista traz cinco dicas fundamentais que ajudam os varejistas a aumentarem sua taxa de conversão:

1. Otimize as vitrines virtuais

Assim como em uma loja física, em que as vitrines são pensadas para fazer o cliente entrar, no e-commerce, não é diferente. Uma boa vitrine virtual aumenta as chances do consumidor permanecer navegando na sua plataforma e acabar comprando. 

É possível usar recursos de inteligência artificial para tornar as vitrines virtuais mais estratégicas, com produtos organizados de forma inteligente, conforme o comportamento de navegação do usuário.

“Isso facilita a busca do que o consumidor deseja e também deixa à mostra itens que podem ser do interesse dele. É possível ainda aumentar a visibilidade do que convém ao lojista destacar, como promoções, lançamentos e itens mais vendidos”, aponta o executivo.

2. Crie descrições completas dos produtos

Diferente do comércio físico, onde os clientes têm a oportunidade de experimentar produtos e avaliar sua qualidade, no e-commerce isso não acontece. Sendo assim, todas as informações sobre um produto devem estar detalhadas nas descrições. 

Os textos descritivos devem ser acompanhados de fotos e vídeos, possibilitando que o consumidor se sinta mais seguro sobre a compra e a avaliação do produto que deseja comprar.

3. Melhore suas opções de frete

Outro ponto que merece atenção e pode ser motivo de evasão de clientes são as condições de entrega. O custo elevado ou o prazo extenso podem ser determinantes para um consumidor desistir da compra. 

É necessário buscar parcerias vantajosas com transportadoras e oferecer benefícios, como o frete grátis na primeira compra e em compras a partir de determinado valor ou número de itens. Essa pode ser, inclusive, uma estratégia de venda.

4. Ofereça razões para o cliente ficar

Entre os recursos que podem contribuir para isso, estão os pop-ups de retenção, que são aqueles avisos lançados nas telas toda vez que o usuário tem a intenção de fechar a janela do e-commerce. 

Descontos exclusivos e ofertas de última hora são alguns exemplos que podem servir como estratégia de conversão.

5. Invista em sistema de busca e recomendação inteligente

Um sistema de pesquisa e recomendação baseado em inteligência artificial torna a jornada do consumidor mais fácil e satisfatória, o que aumenta as chances de conversão.

No sistema da SmartHint, por exemplo, os usuários têm à disposição recursos de busca por voz, um dos principais recursos oferecidos que contribuem para uma melhor experiência de ponta a ponta dos clientes. 

Com a solução é possível reconhecer a fala e transcrevê-la para texto escrito automaticamente e em tempo real. Para isso, o usuário precisa clicar no botão do microfone e falar o que procura. Tudo feito de forma simples, prática e intuitiva.

“Facilitar a experiência de compra é uma estratégia para se manter competitivo e fidelizar clientes. Quando as expectativas são supridas, o cliente retorna, mas, quando a loja não facilita essa jornada, acaba gerando descrédito e não causa encantamento. Um bom sistema de busca e recomendação pode ser decisivo na conversão”, finaliza Schiavini.

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