5 dicas pra desburocratizar o Departamento Pessoal de uma PME
Especialista em DP explica como otimizar atividades do setor
Mesmo em uma empresa de porte médio ou pequeno, as rotinas do Departamento Pessoal (DP) são numerosas e, muitas vezes, complexas e burocráticas. Exatamente por isso, elas exigem atenção redobrada e organização, afinal, é um setor que lida diariamente com informações importantes sobre colaboradores, bem como os processos de contratações, demissões e folha de pagamento.
“Uma gestão de qualidade é essencial para a excelência dos serviços e, neste sentido, a otimização de processos torna-se cada vez mais necessária para evitar problemas futuros”, explica Marcelo Furtado, CEO e cofundador da Convenia, HRTech de soluções para a digitalização e automatização do RH e do DP.
De olho no DP, Furtado enumera cinco dicas que podem contribuir para a desburocratização do setor.
1. Registro e mapeamento de atividades
“Ao efetuar registros de férias, demissões ou afastamentos temporários, há um maior controle e diminuem as chances de eventuais erros”, argumenta o CEO.
2. Estabelecimento de metas para gerenciamento digital
“Ter metas bem definidas é um passo importante para a otimização das atividades que envolvem a gestão de arquivos”.
3. Armazenamento em nuvem
“Trabalhar com o recurso da computação em nuvem é vantajoso e ao mesmo tempo seguro para as áreas de RH e DP. Afinal, uma de suas vantagens é justamente a otimização das informações em um único lugar”, comenta Furtado.
4. Gestão estratégica
“A gestão estratégica ajuda a melhorar processos internos, além de tornar o trabalho mais eficaz e seguro com foco em resultados”.
5. Software especializado
“A utilização de softwares especializados, como o da própria Convenia, são opções bastante interessantes para o mercado de RH e DP. Afinal, eles são capazes de realizar, por meio de uma só ferramenta, uma série de tarefas relacionadas à gestão de pessoas, além de integrar dados e produzir relatórios”, finaliza.