5 empresas com projetos de qualificação que turbinam negócios
Empresas que seguem o conceito de life long learning e têm projetos de qualificação de profissionais dos seus setores
Um conceito muito aplicado nas empresas atuais é o de life long learning, que significa “aprendizados ao longo da vida”. O termo, na prática, defende que nunca é tarde para aprender e que a qualificação dos profissionais merece destaque.
Muitas empresas têm aderido o conceito com o intuito de desenvolver seus colaboradores para, assim, garantir uma melhor experiência do consumidor. Pensando nisso, separamos 5 empresas que possuem programas de capacitação profissional e que agregam positivamente aos setores que atuam:
RoutEasy
A RoutEasy é uma logtech que utiliza Inteligência Artificial em soluções de gestão, otimização e orquestração de entregas. Em 2022, a empresa lançou o Routing Academy, primeiro curso 100% online focado em roteirização. O conteúdo foi idealizado para formar o profissional de logística do futuro, que precisa se desenvolver e acompanhar as inovações de um mercado que evoluiu tanto nos últimos anos.
A formação já possui 312 alunos, nota 4,9 na avaliação das aulas e nota 5 na avaliação geral do curso. Além disso, o Routing Academy abordou temas inovadores para o setor logístico como modelos de planejamento de rotas, tendências em same day delivery e roteirização de veículos elétricos.
Funcional Health Tech
A Funcional Health Tech é uma empresa de programas de acesso e adesão e de data driven care no Brasil. Com o objetivo de assegurar sua importância e compromisso com a proteção e governança dos dados de seus clientes, a Funcional é a primeira healthtech a conquistar por três anos seguidos a certificação que reforça a adequação da área de Health Analytics à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Através da gamificação, a empresa consegue capacitar e realizar treinamentos para todos os colaboradores, estimulando uma “competição” e premiando os que se destacam positivamente na pontuação obtida de acordo com o assunto.
“Para nós, é um assunto muito importante essa preocupação em relação a parte da segurança da informação, não só técnica, mas de treinamento e conscientização de todas as áreas da empresa, tratando sistema e pessoas”, ressalta Cristiane Giordano, CEO da Funcional Health Tech.
Quod
Um dos objetivos institucionais da datatech de soluções financeiras Quod com a promoção de um programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina é alcançar a equidade de gênero da empresa nessas posições. Com encontros periódicos, elas são assessoradas pela área de Gestão de Pessoas da empresa, liderada por Priscila Serpa, Diretora de Pessoas & Cultura em conjunto com consultorias parceiras que trazem o que existe de mais atual no mercado e no processo de desenvolvimento dessas líderes.
A partir de temas que abrangem assuntos como liderança situacional, liderança além do cargo e âncoras de carreira, o objetivo com essa iniciativa é criar um espaço seguro para a troca de experiências, dúvidas, compartilhamento de valores e percepções, através de exercícios e dinâmicas em grupo com grandes mulheres.
PinePR
A PinePR é uma agência de PR especializada no atendimento de scale-ups, empresas de tecnologia e inovação e grandes empresas tradicionais que querem ser inovadoras com atuação dentro e fora do Brasil. Com foco em promover um ambiente de trabalho acolhedor e flexível, a agência vem investindo nos colaboradores e na qualificação dos profissionais.
Desde 2021, a empresa promove ações voltadas para o desenvolvimento profissional e pessoal dos Piners, como são carinhosamente chamados os colaboradores, através de workshops, palestras, programas focados em liderança e a criação da Universidade PinePR, ambiente online com conteúdos ricos e dicas.
Para Fabiana Ramos, CEO da PinePR, o investimento no crescimento dos funcionários está implantado no DNA da agência. “Temos uma preocupação genuína com a construção de uma espaço de impulsionamento e desenvolvimento dos colaboradores, diante disso, disponibilizamos treinamentos constantes e ações de engrandecimento para nossos talentos. Valorizamos os times e queremos ver cada vez mais pessoas felizes e crescendo aqui dentro, por isso incentivamos os novos desafios e desenvolvemos nossas trilhas de carreira onde cada colaborador sabe o seu próximo passo de crescimento”.
Nstech
A plataforma open logistics Nstech vem investindo constantemente no crescimento dos seus times e gestores. Para isso, ela implementou o Leader The Way, programa de desenvolvimento de lideranças que promove encontros quinzenais com intuito de potencializar o crescimento dos líderes de forma conectada com as principais necessidades estratégicas do negócio. A iniciativa já impactou mais de 200 líderes em todo o ecossistema.
Outro exemplo é o projeto Yoda, que nasceu com o objetivo de acelerar e incentivar o desenvolvimento dos mentorados em suas áreas de atuação, focando no desenvolvimento individual de cada colaborador. O programa que tem duração de um ano, parte do princípio que todo profissional sênior tem potencial para acelerar o desenvolvimento de outras pessoas com nível de senioridade menor.
Segundo Sabrina Luko, head de gestão de talentos da Nstech, ele reforça o posicionamento da empresa enquanto marca formadora. A ideia é fazer com que as pessoas foquem em seus pontos fortes e ampliem a troca de conhecimento: “Esse projeto foi pensado para garantir que o aprendizado e a evolução fizesse parte do DNA dos nossos times. Acreditamos muito que a vontade de aprender é tão importante quanto a experiência”, explica a idealizadora.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.