5 estratégias de comunicação para sua franquia faturar mais
Confira estratégias capazes de ajudar uma rede de franquia a expandir o negócio e alcançar bons resultados
Ouvimos com frequência a importância de uma empresa, independente do seu porte, contar com uma estratégia de comunicação. Porém, ainda existe alguma incerteza sobre exatamente o que é e como elaborar uma.
Muito mais do que estar associado a ações de marketing, estratégia de comunicação é como divulgar os produtos/serviços a seu público, como ele vai encontrar você através dos canais de comunicação. Trata-se de qualquer comunicação produzida pela própria empresa seguindo um método para realizar a comunicação empresarial, e assim, repassar ao público interessado pelo negócio.
Renata Brito, jornalista e diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação, empresa de assessoria de comunicação que trabalha marcas de empresas no mercado por meio da mídia, explica que hoje é mais do que essencial conquistar presença online e offline para ganhar notoriedade no seu segmento.
“Trabalhos curtos rendem sim uma exposição, porém momentânea, e são consideradas mais como táticas. E todo negócio quer ser lembrado, não? Daí a necessidade de se fazer visto, mas de forma constante, e a estratégia de comunicação tem essa relação de longo prazo, com direcionamento macro”, diz ela.
Renata enfatiza algumas estratégias de comunicação importantes e que devem ser colocadas em prática para converter seu público em clientes ― e até mesmo franqueados. Tudo vai de encontro com o objetivo da empresa. Para isso, é necessário se programar para executar as recomendações da assessoria com eficiência.
1. Planejamento
O primeiro passo parece óbvio, mas mesmo assim algumas empresas derrapam com ações que não foram colocadas em prática ou as emergentes, que ocorrem sem planejamento ou pretensão.
"Toda comunicação requer um planejamento de ações, seja mensal, semestral ou anual. O diferencial está em criar ações que serão cumpridas, que estão ao alcance. Isso possibilita alcançar os objetivos com mais clareza e rapidez", diz Renata.
2. Diagnóstico
"O diagnóstico de comunicação tem como papel entender como a estratégia de comunicação pode ser desenvolvida. Ela é capaz de identificar os gaps, fluxos, processos e atividades que precisam ser melhoradas."
3. Padronização
Para criar uma identidade para a empresa é necessário padronizar a comunicação para imprimir essa identidade que liga a marca ao público.
"Empresa, assessoria de imprensa e marketing devem andar sempre de mãos dadas, basta um largar a mão do outro que surge o ruído da comunicação. Todos devem falar a mesma linguagem, com os mesmos números e informações para divulgação, independente do canal", alerta Renata.
4. Mídia espontânea
Trata-se de conquistar um espaço na imprensa de maneira orgânica, sem que haja pagamento sobre a menção do negócio, o que gera muito mais credibilidade.
"Esse é um esforço do trabalho de relacionamento entre o assessor de imprensa com os jornalistas. É como uma ponte que liga sua empresa ao contato dos jornalistas. Essa é a maneira mais eficaz para fazer com que o negócio cresça de forma orgânica."
5. Regionalização
Para agradar às pessoas das mais diversas regiões e culturas, uma das estratégias é investir na divulgação da mensagem por todo Brasil. Para isso, é importante regionalizar essa divulgação, para atrair pessoas mais próximas.
“Crescer dentro do próprio segmento; expandir para novas regiões; criar um reposicionamento de marca, são estratégias de comunicação que requerem um período maior de transformação, não é algo que acontece de um dia para outro. A assessoria de imprensa não serve para vender um serviço ou produto. Ela liga a história da sua empresa e o que ela oferece e como oferece ao seu público transformando em notícias. A comunicação é um processo dinâmico, ligada pelas relações entre diferentes interlocutores”, finaliza a especialista.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.