5 fatos positivos do Real Digital para o consumidor brasileiro
Real Digital contará com um meio de pagamento similar ao Pix
Em abril último, o Banco Central começou a dar mais detalhes concretos do que será o Real Digital. Trata-se da Moeda Digital de Banco Central (CBDC, do inglês Central Bank Digital Currency). É a primeira moeda virtual oficial do Brasil deve ser disponibilizada ao público até o final de 2024.
Antes de mais nada, vale esclarecer que, ao contrário das criptomoedas, ela terá o mesmo valor e constitucionalidade do real tradicional. Serão, na verdade, duas moedas, uma de atacado (para bancos e instituições financeiras) e outra de varejo (para pessoas físicas ou jurídicas).
O Real Digital contará com um meio de pagamento similar ao Pix. A moeda digital poderá ser acessada por meio de uma carteira digital de responsabilidade dos bancos e outras instituições financeiras autorizadas — tais como cooperativas, empresas de pagamento e infraestrutura do mercado financeiro.
Embora não tenha a necessidade de conversão, o BC destaca que esse dinheiro virtual não poderá ser convertido em cédula.
Ainda em fase de testes, o Real Digital deve estar à disposição da população até o fim de 2024. Os testes começaram em março de 2021 e seguirão até dezembro, quando os resultados serão avaliados.
"Independentemente do nome, o Real Digital é um marco na transformação digital do sistema financeiro brasileiro. Ele permitirá a tokenização de ativos, facilitará transações financeiras, e, ao ser integrado com a tecnologia blockchain, trará um novo nível de segurança e eficiência", explica Nathan Marion, General Manager da Yuno. "O Real Digital, com suas capacidades de programabilidade, trará uma camada adicional de segurança e confiança para as transações financeiras. Isso poderá ter um impacto significativo em muitas áreas, desde a venda de carros até a compra de imóveis."
Ele complementa: "A sua implementação é mais uma prova do compromisso do Brasil com a inovação financeira. Com a introdução da moeda digital, o país se junta a uma lista crescente de nações explorando o potencial das CBDCs para transformar suas economias".
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.