Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

5 investimentos isentos de Imposto de Renda para 2025

16 jan 2025 - 08h30
Compartilhar
Exibir comentários
Imposto de renda
Imposto de renda
Foto: Suno

A isenção de imposto de renda pode não ser, para a maior parte dos investidores, um fator determinante na hora de escolher um ativo. No entanto, esse benefício pode ser bastante interessante, pois implica em um benefício fiscal capaz de ampliar os ganhos em determinadas aplicações.

No mercado brasileiro, diversos ativos de renda fixa e variável podem oferecer este benefício fiscal, incluindo até mesmo as ações. Neste caso, a isenção ocorre para os investidores que movimentam uma quantia igual ou inferior a R$ 20 mil por mês. Para aqueles que negociam um montante maior, há incidência de tributos.

A seguir, confira cinco classes de ativos, além das ações, que também possuem isenção de imposto de renda!

Investimentos isentos de imposto de renda

LCI e LCA

Isentos de IR, as letras de crédito são títulos de dívida que buscam financiar setores da economia, como Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito Agrícola (LCA), por exemplo. Esses ativos de renda fixa podem ser prefixados ou pós-fixados, além de haver ainda papéis atrelados à inflação. 

CRI e CRA

Os Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) representam créditos imobiliários ou agrícolas e são emitidos por securitizadoras. Dessa forma, os investidores compram esses títulos, que são de renda fixa, e recebem juros e correção monetária dentro de um prazo pré-estabelecido. 

Debêntures incentivadas

Como já mostramos aqui no Suno Notícias, as debêntures incentivadas também são títulos de renda fixa isentos de IR. Esses papéis são emitidos por empresas que buscam financiamento para projetos de infraestrutura. 

Fundos imobiliários

Já ao olhar para a renda variável, os fundos imobiliários também possuem isenção de imposto de renda para pessoas físicas. Isso ocorre ao olhar para os dividendos.

Essa classe de ativos deve distribuir 95% do lucro líquido aos cotistas em forma de proventos, com uma frequência mínima semestral. Estes rendimentos não possuem incidência de IR. Ou seja, o IR só é cobrado quando o investidor vende suas cotas e a operação gera lucro. 

Fiagros

Os Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagros) possuem um modelo de tributação bastante similar aos fundos imobiliários. Isso porque os rendimentos distribuídos por essa classe de ativos também são isentos de imposto de renda.

Suno
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade