5 lições da Disney para empreendedores aplicarem no dia a dia
E as lições são muitas, a começar pelo homem cujos sonhos inspiraram toda essa jornada
A Disney é mais do que uma gigante do entretenimento. Ao longo das décadas, a empresa vem se destacando como um modelo exemplar de gestão e liderança, criando tendências nos ecossistemas de mídia e diversão. As estratégias e filosofias implementadas pelo conglomerado oferecem lições valiosas para empresários que desejam impulsionar seus negócios e alcançar novos patamares de sucesso.
Samuel Pereira, fundador da SDA Holding e especialista em audiência e posicionamento, explica que a marca é mais do que uma empresa de entretenimento.
“Estamos falando de um exemplo de sucesso empresarial e liderança. As estratégias e práticas implementadas podem servir como lições valiosas para empresários que desejam melhorar a dinâmica e o desempenho de suas equipes”, pontua.
E as lições são muitas, a começar pelo homem cujos sonhos inspiraram toda essa jornada. Walt Disney tinha um objetivo claro, que era o de criar um mundo de fantasia que encantasse e inspirasse pessoas de todas as idades. Essa visão guiou um propósito desde o início, servindo como norte para todos os colaboradores e unindo-os em um objetivo comum.
Para os empresários, a mensagem é articular uma visão inspiradora e compartilhada. “Defina claramente a missão, os valores e os objetivos da sua empresa, garantindo que todos os membros da equipe estejam alinhados e motivados para alcançar um mesmo propósito. Além disso, é preciso adotar uma comunicação clara, utilizando diferentes canais para transmitir a visão da empresa de forma inspiradora. Esse movimento é capaz de criar um senso de pertencimento e engajamento entre os colaboradores”, declara o fundador da SDA Holding
Inovação é a chave
Vale lembrar que a inovação é a alma da Disney. Desde os primeiros filmes animados até as atrações tecnológicas dos parques temáticos, a empresa sempre buscou navegar por mares desconhecidos, surpreendendo o público com novas ideias e experiências.
“É preciso criar um ambiente propício para que novas ideias floresçam, permitindo que os colaboradores explorem diferentes soluções e testem novas abordagens. Os empresários devem estar atentos às tendências do mercado e às necessidades dos clientes, adaptando-se às mudanças com agilidade e buscando novas oportunidades de crescimento”, sugere o especialista.
A meticulosa atenção aos detalhes e a busca pela excelência em tudo o que se propõe a fazer são marcas registradas da Disney. Cada aspecto, desde a produção de um filme até a experiência do cliente nos parques, é cuidadosamente lapidado para brilhar com excelência.
“Por essa razão, é importante garantir que os produtos e serviços atendam aos mais altos padrões de qualidade, superando as expectativas dos clientes”, afirma.
Para Samuel, essa filosofia mostra que é importante compreender as necessidades, desejos e expectativas do público. “Um empreendedor deve ir além do básico, surpreendendo seus clientes com experiências memoráveis, tornando-os verdadeiros fãs e admiradores da marca”, exemplifica Pereira.
Segundo o especialista, a Disney reconhece que uma equipe bem treinada e motivada é essencial para o sucesso a longo prazo. “A empresa investe significativamente no desenvolvimento de seus colaboradores, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento”, pontua.
As 5 principais lições
Pereira acredita que essas são as principais lições oferecidas pela Disney ao longo dos anos:
• Contar com uma visão clara e bem definida da missão e dos objetivos da empresa;
• Proporcionar um ambiente que promova novas ideias e soluções criativas;
• Priorizar a excelência, garantindo que as expectativas dos clientes sejam superadas;
• Conhecer o público-alvo, os surpreendendo e encantando com experiências memoráveis;
• Investir no aprendizado e no crescimento contínuo dos colaboradores.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.