5 microfranquias para empreender com o 13º salário
Com a gratificação na conta, negócios de até R$ 50 mil aproximam brasileiro do sonho de empreender
Ser dono do próprio negócio é o sonho de seis em cada 10 brasileiros (60%). É o que mostra a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizada pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). As famosas gratificações de final de ano, como: o 13º, participação nos lucros e outros bônus, são ótimas oportunidades para as pessoas ingressarem no universo do franchising.
Nesse sentido, as microfranquias têm chamado a atenção dos investidores pelo custo-benefício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de redes com modelos de microfranquia cresceu 39,8% de 2021 para 2022.
Vale destacar que são opções mais acessíveis para empreendedores que desejam ter o próprio negócio e para pessoas que desejam ter mais liberdade.
Veja abaixo 5 franquias que investem nesse formato:
EfincKids
Voltada para a educação financeira de crianças da pré-escola (a partir de três anos) até ao ensino médio, adolescentes (até 18 anos). Com investimento inicial de R$ 35 mil, a rede oferece o formato de gestão do negócio de maneira home based, com a necessidade de visitas presenciais apenas no processo de implementação e acompanhamento do projeto dentro das escolas.
Funciona assim: através de metodologia própria desenvolvida por especialistas em educação financeira e educação infantil, os alunos tem aulas de educação integrativa, empreendedorismo e habilidades socioemocionais, o franqueado oferece um projeto completo para inserir a matéria dentro da grade da escola, o que inclui livros didáticos e paradidáticos, aplicativos e aulas online para os pais.
O investidor da microfranquia implementa a metodologia, realiza os treinamentos de professores e coordena todas as atividades de educação financeira nas escolas atendidas pela unidade franqueada. Por meio de um app próprio, a franquia também fornece conteúdos de finanças e empreendedorismo voltados para a escola, para os educadores e até para os pais – que poderão não apenas acompanhar mais aprender sobre o assunto junto com os pequenos.
Além do ensino teórico, através de uma metodologia exclusiva, o EfincKids também oferece a produção de eventos periódicos nas escolas que adotam a metodologia, como uma Feira de Empreendedorismo e o Donation Day, voltada para o empreendedorismo social.
- Investimento inicial: R$ 35 mil
- Faturamento estimado: a partir de R$ 25 mil
- Lucro previsto: a partir de R$ 12.500
- Royalties: 5% FPP: 2%
- Previsão de retorno: 12 a 18 meses
Health Money
Com objetivo de fazer a gestão financeira estratégica das pequenas e microempresas, chega ao mercado a Health Money. Com investimento inicial de R$ 35 mil e operação 100% home based, a microfranquia é voltada para a consultoria, gestão estratégica e financeira das pequenas e médias empresas.
“Cuidamos de toda estratégia financeira para que o dono da empresa possa ter liberdade e inteligência de dados para fazer a empresa crescer”, diz comunicado da empresa.
A Health Money oferece serviços de consultoria, gestão estratégica, controladoria além de BPO financeiro: emissão de nota fiscal, realização de cobranças, controle de pagamentos e tudo o que a empresa necessita para ser saudável e crescer com sustentabilidade.
- Investimento inicial: R$ 35 mil
- Faturamento estimado: a partir de 30 mil/mês
- Lucro previsto: a partir de R$ 20 mil/mês
- Royalties: 5% FPP: 2%
- Previsão de retorno: 6 a 18 meses
Yes! Idiomas
A Yes! Idiomas, marca com mais de 50 anos de história, opera com sistema de franchising desde 2006 e hoje conta com mais de 200 escolas espalhadas por 16 estados e no Distrito Federal.
A YesS! aposta no seu primeiro modelo de microfranquia, com investimento a partir de R$ 30 mil e modelo store in store para operar em instituições de ensino. O formato é ideal para donos de instituições que desejam agregar o ensino da Yes! ao negócio.
Além disso, a rede investe nos modelos de franquias em três formatos com foco na interiorização. Esses modelos foram desenvolvidos de acordo com o número de habitantes da cidade onde a franquia será implementada.
- Os investimentos previstos para os modelos são: soft (até 50 mil habitantes), light (50 a 150 mil habitantes) e premium (mais de 150 mil habitantes), são respectivamente R$ 98 mil, R$ 150 mil e R$ 285 mil.
- Investimento inicial a partir de: Modelo educacional: R$ 30 mil; Soft: R$ 98 mil; Light: R$ 150 mil; e Premium: R$ 285 mil
- Faturamento médio: Modelo educacional: R$ 40 mil; Soft: R$ 60 mil; Light: R$ 80 mil; e Premium: R$ 120 mil
- Previsão de retorno: 18 a 24 meses em todos os formatos
- Lucro previsto: 30% em todos os formatos
Sonhagro
Especializada em soluções de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem. Fazendo a sua história há 10 anos, com 55 unidades que facilitam o financiamento do crédito rural para os produtores de Norte a Sul do Brasil em 20 estados.
- Investimento: a partir de R$ 23.790,00 (já incluso a taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: R$ 17.196,47
- Lucro médio mensal: acima de 58.9%
- Royaties: 25%
- Prazo de retorno: 4 a 6 meses
Me Protege
A Me Protege é uma microfranquia com foco na venda de planos de saúde e seguros no modelo home-based. O principal diferencial da rede é que os franqueados já entram na rede com leads captados pela franqueadora e recebem comissão de 150% do valor da parcela do seguro vendido.
Os fundadores da rede são Claudio Augusto, Marlon Lúcio e Eduardo Koji, criadores da Mania de Passar, Rafael Lemos e Rodrigo Aragão, empresários com anos de experiência no mercado de saúde, além de Alexandre Guerra, ex-CEO da rede Giraffas.
- Investimento Inicial: R$ 12.600, incluindo taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
- Lucratividade: 70%
- Royalties: R$ 400
- Prazo retorno do investimento: 6 meses
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.