Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

5 motivos para você apostar em uma microfranquia em 2023

O momento pode ser bem apropriado para você apostar em uma franquia

22 dez 2022 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Ter o próprio negócio ou simplesmente ter uma renda extra? Em qualquer uma dessas opções, o momento é muito propício para você apostar em uma microfranquia, um dos nichos com os melhores índices de crescimento no Brasil.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), este modelo de menor investimento, com um valor de inicial de até R$ 105 mil, vem ganhando participação, passando de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022. 

Para enumerar os principais motivos para você investir em uma microfranquia, consultamos a expert Andressa Marchiorato, que há cinco anos atua no mercado de microfranquias e é sócia do Grupo CSL - Carro e Sofá Limpo.

1. Renda extra na mão

A pandemia e a política do “fique em casa” deixou a situação econômica do País instável, apesar de ele ter fechado 2022 com inflação baixa e desemprego em queda. Nesse cenário, contar com uma renda extra se tornou uma das alternativas mais viáveis para muitos brasileiros. 

“Para quem busca um investimento seguro, já testado no mercado, de baixo custo e que ofereça essa opção para complementar a renda, as microfranquias são a melhor aposta. É um modelo de negócio que permite escolher o trabalho remoto, em diferentes dias da semana, horários e até mesmo locais”, diz Andressa. 

“Na proposta da microfranquia Carro e Sofá Limpo, por exemplo, que opera com higienização e impermeabilização de estofados e carpetes, residenciais, comerciais e automotivos, o franqueado vai até o consumidor. Ou seja, é possível conciliar o novo negócio com outras atividades profissionais.”

2. Home based é o que há

Outro ponto positivo de uma microfranquia é o crescimento do modelo “home based”, que em tradução livre significa “baseado em casa”. Nesse nicho, assim como nas franquias de maior porte, o franqueado recebe todas as orientações e apoio para que o negócio siga saudável e rentável. 

“Mas um ponto que chama a atenção é o fato de não ser necessária a locação de um imóvel-sede do empreendimento. Um custo a menos no fim do mês e que faz uma grande diferença para o investimento deste empreendedor”, completa ela.

3. Facilidade nas negociações e pré-atendimento online

“O mundo hoje é online e isso tem ficado cada vez mais evidente. A praticidade está intrínseca no dia a dia dos brasileiros com as diversas ferramentas que temos disponíveis. As microfranquias trazem a oportunidade da captação de clientes, das negociações e do pré-atendimento serem feitos via internet. São benefícios tanto para quem oferece o serviço quanto para quem recebe”, diz Andressa.  

Grupo CSL é um exemplo de aposta em microfranquia
Grupo CSL é um exemplo de aposta em microfranquia
Foto: Divulgação / Grupo CSL

4. Flexibilidade de horários em qualquer dia

Além de serem lucrativas, as microfranquias trazem uma grande vantagem ao investidor: a flexibilidade de horários. 

“Sabemos que ter um negócio demanda, além de tempo, dedicação em tempo integral. Mas, nos modelos disponíveis no mercado, o empreendedor pode conciliar a gestão do negócio com os afazeres do atual emprego ou de outro negócio que comande. Sem contar que é possível ajustar a rotina para ter lucro e ainda curtir bons momentos com a família.”

5. Negócio estável e rentável 

“Um dos principais receios de um novo empreendedor é o negócio não fluir da forma esperada e ter que fechar. Nesse modelo de microfranquias, é possível escolher o nicho que mais te agrada e que se alinha com o seu objetivo. E um dos pontos mais fortes é que, além de ter baixo custo de investimento, há o respaldo e total apoio da franqueadora, que já testou o negócio e traz todos os indicadores para haja crescimento. O que diminui os riscos e aumenta as chances de sucesso a longo prazo”, finaliza Andressa.

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade