5 razões pra antecipar o Black Friday (e ganhar com isso)
Pesquisa indica que 71% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday e antecipar campanha pode aumentar seus lucros.
O último trimestre do ano se aproxima e os lojistas se preparam para o evento mais aguardado do ano: a Black Friday. As expectativas para este ano seguem em alta, segundo um estudo exclusivo da Méliuz, startup de cashbacks. A pesquisa, que envolveu 800 pessoas em todo o Brasil, indicou que 71% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday de 2021.
E como a intenção de compra nesta época será 29% maior que no ano passado, como mostra uma pesquisa da Offerwise encomendada pelo Facebook, esta é uma excelente oportunidade para os lojistas que querem dar aquele upgrade no caixa.
“Uma boa estratégia para aproveitar ao máximo o interesse do consumidor durante a Black Friday, sem dúvida, é a antecipação da campanha”, afirma Marcelo Dantas, especialista em vendas por marketplaces e CEO da Estrela10, loja de departamentos virtual.
Dantas lista cinco razões para o início imediato das promoções na Black Friday - dicas que ele segue à risca em sua própria empresa. “No ano passado, nossas vendas cresceram 40% em relação ao ano passado e, este ano, o incremento deve ser de 20% em relação a 2020”, revela o CEO.
1 - Aproveitar a intenção de compra do consumidor
A pesquisa realizada pela Offerwise apontou que a preferência dos consumidores é comprar online, o que não é nenhuma surpresa. Apenas 41% dos respondentes consideram as lojas físicas como o melhor canal de venda, contra 57% das respostas na pesquisa feita em 2020. Além disso, 77% devem usar seus smartphones como principal canal de compra em 2021, contra 53% no ano passado.
Sendo assim, o comércio online sai na frente para criar oportunidades de aproveitar da melhor maneira o novo comportamento do consumidor e sua intenção de compras. Ao propiciar bons descontos, boas condições de pagamento e fretes grátis, os lojistas online têm a faca e o queijo na mão para conquistar clientes antes do dia D da Black Friday, marcado para 26 de novembro.
"O ideal é começar as negociações com os fornecedores três meses antes para que o varejista possa, de fato, oferecer ofertas que valham a pena antes do evento em si", afirma o especialista.
2 - Prevenir sobrecarga e problemas na logística
Com o aumento do número de pedidos na Black Friday, consequentemente a demanda de logística em sua loja será maior. "Um aumento repentino nos envios pode acarretar uma sobrecarga de entregas, ocasionando atrasos por parte de algumas transportadoras e dos Correios", diz Dantas.
A Black Friday antecipada faz com que as compras sejam mais espaçadas e, os envios, feitos com antecedência, evitando a turbulência do fim de novembro.
3 - Evitar sobrecarga no sistema
A Black Friday exige uma boa infraestrutura de TI nas empresas para comportar a alta demanda nos sites de compra, evitando lotações e quedas de servidores. Por isso, a antecipação das promoções pode ser uma excelente opção para evitar indisponibilidade do sistema, caso o lojista não tenha se preparado adequadamente para a grande movimentação em seu site no dia 26 de novembro.
4 - Lucratividade por mais tempo
Com o entusiamo dos consumidores para aproveitar as ofertas e os varejistas ansiosos verem os resultados da boa maré que vive o e-commerce, a Black Friday antecipada oferece ao consumidor mais tempo para avaliar as ofertas e escolher os produtos desejados e, para os lojistas, mais tempo para atrair consumidores e fechar bons negócios.
Em vez de lucrar somente em um dia, pense em uma campanha mais longa para resultados mais expressivos.
5 - Possibilidade de descontos estratégicos para clientes especiais
Ao antecipar a Black Friday, o lojista pode preparar estratégias interessantes para os clientes com menor risco de inadimplência, oferecendo promoções especiais para eles caso comprem antes do previsto.
“Consumidores já conhecidos, com ticket médio alto e que costumam realizar compras na sua loja merecem ser avisados mais cedo sobre suas melhores ofertas. E eles certamente vão adorar serem lembrados desta maneira”, conclui o CEO.