5 razões que tornam venda direta boa opção para empreendedores
Entenda porque essa modalidade está crescendo no país e se tornando uma escolha certeira para os empreendedores
A venda direta não é um modelo de negócio que surgiu recentemente, afinal, gerações cresceram com vendedores batendo à porta, oferecendo produtos. Ao longo dos anos essa abordagem se aprimorou, tornando-se um processo sólido no qual tanto as empresas quanto os revendedores se beneficiam com a expansão da base de consumidores e colhem os frutos com a renda extra.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) revela que 60% das pessoas envolvidas nesse setor trabalham exclusivamente com vendas diretas, especialmente jovens entre 18 e 29 anos.
No entanto, outras faixas etárias também vêem nessa atividade uma forma de complementar sua renda, assim como foi com Ketty de Jesus, sócia-fundadora da Yes! Cosmetics.
“Tudo começou enquanto eu era professora de Educação Física e para complementar a renda familiar, comecei a trabalhar com cosméticos. Em determinada época, percebi que estava ganhando mais como vendedora, que era um extra. Em cinco anos, já atuando como distribuidora, tive 7 mil revendedores. Foi quando conheci o meu sócio e marido, Cândido Espinheira, e também seu irmão Felipe Espinheira, que viram uma oportunidade de negócios. Assim, no ano 2000, demos vida à Yes! Cosmetics", conta a empresária.
Revenda de produtos e serviços
A revenda de produtos e serviços tornou-se uma escolha popular para empreendedores em busca de crescimento, e os números falam por si – dados da ABEVD apontam que aproximadamente 3,5 milhões de empreendedores no Brasil já aderiram a essa modalidade, devido ao baixo risco que apresentam e seu custo inicial.
Os clientes valorizam cada vez mais experiências de consumo personalizadas e únicas. É aqui que a venda direta se destaca. Essa abordagem proporciona uma proximidade valiosa com os clientes, criando relacionamentos estáveis e confiáveis, que, por sua vez, resultam em clientes fiéis.
“A venda direta é um canal que impulsiona o faturamento de uma empresa pelo poder da captação de clientes. Essa prática é capaz de levar produtos para lugares e alcançar pessoas que jamais seriam atingidos somente com o varejo. Costumo dizer que os revendedores são lojas ambulantes capazes de aumentar a participação da marca no mercado significativamente, e ainda, cooperar com a realização de sonhos dos revendedores dedicados que desenvolvem sua atividade seriamente”, aponta o empreendedor Rodrigo Mendonça, que atua como franqueado de uma rede da própria Yes Cosmetics há dois anos.
A venda direta não é apenas uma transação, mas também uma oportunidade para as empresas aprenderem mais sobre as necessidades e preferências de seu público-alvo. É uma via de mão dupla que beneficia tanto empreendedores quanto consumidores.
O que você precisa para se tornar um revendedor?
Para se tornar um revendedor, não há limitação de idade, nem gênero, você precisa apenas ter disposição e jogo de cintura. Normalmente, as empresas solicitam um cadastro presencial na loja física ou online, além de oferecerem descontos nas compras dos produtos.
Após esses trâmites, o revendedor recebe toda a orientação necessária, como treinamentos e eventos abertos promovidos pela empresa, materiais de apoio e guia de produtos.
“Desde que retomamos com esse modelo de venda direta, sentimos um crescimento considerável desse segmento que representa, hoje, 5% do faturamento da marca. Além disso, estamos com uma base de mais de 10 mil revendedores autônomos e MEI, sendo atendidos por mais de 30 distribuidores regionais espalhados pelo Brasil, correspondendo a 20% das nossas unidades que têm um espaço dedicado para atender revendedores”, explica Cândido Espinheira, CEO da Yes! Cosmetics.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.