5 sinais para identificar uma cultura tóxica na empresa
Para evitar o cenário e melhorar o “clima” dentro da empresa, acompanhe 5 fatores de alerta
Para uma empresa ter um ambiente saudável, produtivo e inclusivo, primeiramente, o ideal é diagnosticar a cultura que está instalada e analisar os preceitos da cultura desejada para entender se há convergência entre as duas. Assim, é possível tomar decisões de reparação dos problemas de forma rápida e clara.
A partir dos diagnósticos de cultura em profundidade, que levam em consideração o olhar dos colaboradores frente às empresas, elas conseguem mapear e identificar possíveis indicadores de uma cultura tóxica.
São eles: funcionários com problemas de performance, desentendimentos recorrentes entre grupos internamente, competição excessiva e baixa autoestima. Tudo isso prejudica a saúde mental dos colaboradores a médio e longo prazo. Dessa forma, mesmo em um cenário de recessão econômica e desemprego, os trabalhadores brasileiros não hesitam em pedir demissão.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do IBGE, revelam que aumentou o número de demissões voluntárias em 2022: no mês de janeiro foram 554.191, já em fevereiro, mais de 560 mil. E o mês de março bateu um recorde: foram 603.136 demissões.
Para evitar o cenário e melhorar o clima dentro da empresa, acompanhe 5 fatores de alerta:
1. Turnover elevado
Muitas demissões voluntárias e contratações em um curto espaço de tempo, entre semanas e meses, significam mais atenção, primeiro, aos motivos e fatores para tal. Para reduzir as chances disso acontecer, é importante sempre estimular e acompanhar o processo evolutivo desses colaboradores.
Conforme a ‘Pesquisa Global Hopes and Fears 2022’ da rede PwC, 93% dos participantes brasileiros estão conversando sobre temas sociais sensíveis no ambiente de trabalho, querendo mais apoio para incorporar questões de Governança ambiental, social e corporativa (ESG).
2. Silêncio e pouca interação
O diálogo e a transparência no ambiente de trabalho são essenciais para a melhoria, rendimento e produtividade dentro dos funcionários. Quando notar que um colaborador pouco fala em reuniões ou até mesmo em uma conversa particular, é necessário quebrar esse “ciclo de silêncio”, motivá-lo e encorajá-lo a dar opiniões, explicando que ele contribui para a empresa com seus apontamentos.
3. Pouco debate de ideias
Ainda no mesmo cerne do tópico anterior, a falta de discussões saudáveis no ambiente corporativo é preocupante. Demonstra desinteresse, apatia e distanciamento das questões da empresa por parte dos colaboradores.
Por isso, reuniões mais dinâmicas e periódicas para interação interpessoal precisam estar como prioridade da liderança.
4. Comportamentos preconceituosos
Reclamações recorrentes de piadas e assédios (moral e sexual), alerta vermelhíssimo. Ter diversidade em uma empresa, além de promover a inclusão dos grupos minorizados como negros, mulheres, pessoas LGBT e pessoas com deficiência (PCD), minimiza e evita comportamentos preconceituosos de colaboradores que não fazem parte desses grupos.
5. Muita fofoca e competição
Falta de interação e união entre os colaboradores gera fofoca e as famigeradas “panelinhas”, o que acaba também refletindo em competição por resultados individuais ou em benefício de apenas pequenos grupos.
O ideal é sempre proporcionar a convivência e sentimento de colaboração entre todos os funcionários.
(*) Lívia Brandini é fundadora e CEO da Kultua, peopletech brasileira especializada em Diagnósticos de Cultura personalizados para empresas e consultorias.